O que sao os lantanideos?

O que são os lantanídeos?

Os lantanídeos e os actinídeos são os elementos químicos localizados na família IIIB ou grupo 3 da Tabela Periódica e que ocupam, respectivamente, o sexto e sétimo período. Assim, os lantanídeos apresentam sempre seis níveis eletrônicos e os actinídeos apresentam sempre sete níveis eletrônicos.

Porque o nome lantanídeos?

Os lantanídeos ou lantanoides (nomenclatura IUPAC) são um grupo de elementos químicos que formam parte do período 6 da tabela periódica. O nome procede do elemento químico lantânio, que incluído neste grupo, constitui um total de 15 elementos.

Quais são as principais características dos lantanídeos?

São todos metais prateados, moles e extremamente reativos. Podem ser chamados também de elementos terras raras muito embora sua ocorrência não seja tão rara assim. Os lantanídeos, devido a seus orbitais f não participarem da formação das ligações formam pouquíssimos compostos de coordenação.

LEIA TAMBÉM:   Qual e o maior grupo de plantas?

O que são os actinídeos?

Os elementos actinídeos formam uma série na tabela periódica encontrada após o actínio (Ac) com números atômicos que variam do 90 ao 103. São os chamados elementos de transição interna e todos os isótopos destes compostos são radioativos.

O que são os elementos transurânicos?

Os elementos transurânicos são os elementos que possuem numero atômico maior que 92, ou seja, aqueles que vêm após o urânio na tabela periódica, geralmente possuem meia vida curta e são instáveis, sendo elementos artificiais.

Quais são algumas das aplicações dos lantanídeos?

Os lantanídeos têm ganhado espaço no meio científico, apresentando diversas aplicações como em LEDS, lâmpadas fluorescentes, catalisadores industriais, agentes diagnósticos, sondas moleculares, catalisadores, dentre outras.

Porque é difícil separar os lantanídeos?

Devido à grande semelhança do seu comportamento químico, em virtude da sua análoga estrutura eletrónica, os lantanídeos ocupam o mesmo lugar que o lantânio na tabela periódica, sendo por este motivo difícil de separá-los entre si. …

LEIA TAMBÉM:   Como comer tartare?

Quais são os elementos que representam os actinídeos?

O grupo dos actinídeos é constituído pelo tório (Th), protactínio (Pa), urânio (U), neptúnio (Np), plutónio (Pu), amerício (Am), cúrio (Cm), berquélio (Bk), califórnio (Cf), einsteinio (Es), férmio (Fm), mendelévio (Md), nobélio (No) e laurêncio (Lr).

Quais são as características dos actinídeos?

Os elementos presentes no grupo dos actinídeos são radioativos – emitem radiações de modo espontâneo e se desintegram dando origem a elementos mais estáveis. Com sete camadas, os elementos actinídeos possuem cargas negativas que aumentam conforme o crescimento do número atômico. …

Quais são as principais características dos gases nobres?

Os gases nobres receberam essa denominação por dois motivos: São inertes (possuem dificuldade em interagir com outros átomos); São gases monoatômicos na CNTP (Condições Normais de Temperatura e Pressão). Por isso, esses gases são representados apenas pela escrita da sigla deles.

Qual é o grupo dos Halogenios?

Os halogênios são:

  • Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉 Flúor (F), número atômico 9.
  • Cloro (Cl), número atômico 17.
  • Bromo (Br), número atômico 35.
  • Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉 Iodo (I), número atômico 53.
  • Astato (At), número atômico 85.
  • Un-un-septium (Uus), número atômico 117.
LEIA TAMBÉM:   Como descobrir uma prata?

Quem são os actinídeos e quantos elementos químicos eles têm?

O nome é proveniente do elemento químico actínio, que incluído neste grupo, constituem um total de 15 elementos, desde o número atômico 89 (actínio) até o 103 (laurêncio). Estes elementos apresentam características semelhantes entre si.