O que sao estudos Etnobotanicos?

O que são estudos Etnobotanicos?

A etnobotânica pode ser definida como o estudo da relação existente entre o Homem e as Plantas e o modo como essas plantas são usadas como recursos.

Quais são as colaborações da etnobotânica *?

Aplicada ao estudo de plantas medicinais, a etnobotânica trabalha em estreita cumplicidade com outras disciplinas correlatas como, por exemplo, a etno-farmacologia: “Como estratégia na investigação de plantas medicinais, a abordagem etnofarmacológica consiste em combinar informações adquiridas junto a usuários da flora …

Qual a importância da etnobotânica?

A investigação etnobotânica pode desempenhar funções de grande importância como reunir informações acerca de todos os possíveis usos de plantas, como uma contribuição para o desenvolvimento de novas formas de exploração dos ecossistemas que se oponham às formas destrutivas vigentes.

LEIA TAMBÉM:   Qual a diferenca entre dois pontos e ponto e virgula?

Qual é a importância da etnobotânica para as comunidades tradicionais?

Algumas comunidades tradicionais possuem amplo conhecimento Etnobotânico, utilizando as plantas como matéria prima na cura de diversas enfermidades de forma sustentável, com baixo custo de produção, facilidade de acesso pelas populações menos favorecidas e em harmonia com a conservação de áreas (AMOROZO, 1996).

Como os estudos etnobotânicos e Etnofarmacológicos são realizados?

Geralmente, o método etnofarmacológico tem os seguintes passos: Coleta e análise de dados etnofarmacológicos; Identificação botânica da espécie estudada, incluindo depósito de um material-testemunha em herbário; Pesquisa bibliográfica em bancos de dados de química e biologia e principalmente de plantas medicinais (ex.

O que são estudos etnobotânicos e Etnofarmacológicos?

Por definição, a etnobotânica se ocupa da “inter-relação direta entre pessoas e plantas” (Albuquerque, 2005), incluindo todas as formas de percepção e apropriação dos recursos vegetais; e a etnofarmacologia se ocupa do estudo dos preparados tradicionais utilizados em sistemas de saúde e doença que incluem isoladamente …

Qual a diferença entre etnobotânica Etnofarmacobotânica e Etnofarmacologia?

Etnofarmacologia como ciência e aspectos relevantes da pesquisa etnofarmacológica. A disciplina visa conceituar a Etnobotânica, ou seja, o estudo da relação entre determinadas grupos culturais e as plantas, enfatizando a importância dessa ciência para a pesquisa farmacêutica, principalmente através da Etnofarmacologia.

LEIA TAMBÉM:   O que e gestao de ensino superior?

Como surgiu a etnobotânica?

Harshberger o termo “etnobotânica” surgiu pela primeira vez em 1895 com o botânico norte americano John W. Harshberger para descrever estudos sobre plantas utilizadas pelos povos primitivos e aborígenes. A etnobotânica pode servir como auxílio na identificação de práticas adequadas ao manejo da vegetação.

Qual a importância da Etnofarmacologia?

A Etnofarmacologia não trata de superstições, e sim do conhecimento popular relacionado a sistemas tradicionais de medicina. O método etnofarmacológico permite a formulação de hipóteses quanto à(s) atividade(s) farmacológica(s) e à(s) substância(s) ativa(s) responsáveis pelas ações terapêuticas relatadas (3,4,5).

Qual a importância do conhecimento etnobotânico é o papel da conservação ambiental?

A etnobotânica é útil para compreender a relação dos povos e plantas, facilitando a proposição e implementação de estratégias de melhoria da qualidade de vida e de conservação ambiental. A tradição secular, o rico conhecimento e a dependência da comunidade no uso das plantas sugerem a sustentabilidade do uso.

Por que é importante que a comunidade científica busque nas Comunidades Tradicionais o conhecimento sobre plantas medicinais?

Investigações etnobotânicas mais aprofundadas sobre o uso e o conhecimento de plantas medicinais podem contribuir para o melhor entendimento do processo de transformação e manutenção do conhecimento em uma determinada comunidade.

LEIA TAMBÉM:   Pode colocar cal nas plantas?

Como é feito o Estudo etnofarmacológico?

A pesquisa etnofarmacológica envolve, em suas diversas etapas, diferen- tes áreas do conhecimento, uma vez que está ligada à Antropologia, ao se relacionar com várias comunidades e culturas, à Botânica e à Farma- cologia. Dessa forma, o conhecimento das comunidades contribui para os estudos científicos e vice-versa.