O que sao alunos com necessidades educacionais especiais?

O que são alunos com necessidades educacionais especiais?

O termo Necessidades Educacionais Especiais – NEE é aplicado a todas aquelas crianças, jovens ou adultos cujas necessidades educacionais especiais se originam em função de deficiências ou dificuldades de aprendizagem.

Quais são os tipos de necessidades educacionais especiais?

A IDEA propõe a classificação das crianças com necessidades educacionais especiais em 13 categorias: (a) Autismo, (b) Surdocegueira, (c) Surdez, (d) Distúrbio Emocional (que inclui problemas de comportamento externalizantes e internalizantes), (e) Deficiência Auditiva, (f) Retardo Mental, (g) Deficiências Múltiplas, (h …

O que foi a Declaração de Salamanca 1994?

Documento elaborado na Conferência Mundial sobre Educação Especial, em Salamanca, na Espanha, em 1994, com o objetivo de fornecer diretrizes básicas para a formulação e reforma de políticas e sistemas educacionais de acordo com o movimento de inclusão social.

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Como as instituições de ensino estão se preparando para receber as pessoas com necessidades educacionais especiais?

Além de receber a matrícula de alunos com necessidades especiais de educação, as escolas precisam oferecer um projeto pedagógico inclusivo. As mudanças são necessárias, dentre elas a eliminação de barreiras arquitetônicas, a introdução de recursos e tecnologias assistivas e a oferta de profissionais do ensino especial.

Como é feita a avaliação na educação especial?

A avaliação deve ser feita de acordo com as potencialidades e os conhecimentos adquiridos pelo aluno. Dessa forma, é possível descobrir quais são suas habilidades e dificuldades e definir se os instrumentos que usados estão de acordo com as respostas que o aluno pode dar.

O que é o portador de necessidades especiais?

As necessidades especiais dizem respeito a um conjunto de fatores, de risco ou de ordem intelectual, emocional e física, que podem afetar a capacidade de um indivíduo em atingir o seu potencial máximo.

Quais são as necessidades especiais?

Portadores de NecessidadesEspeciais são aqueles que apresentam ausência ou deficiência de estrutura ou função psíquica, fisiológica ou anatômica. Podendo ser visual, motor, mental e auditiva. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) pelo menos 10\% da população é constituída de pessoas com algum tipo de deficiência.

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Qual é a importância da Declaração de Salamanca?

O documento reforça o direito à uma educação de qualidade e que considere as características e os interesses únicos de cada educando, evitando-se assim, discriminações e a exclusão escolar. Nesse sentido, propõe que as escolas se organizem e se capacitem para atender a todos.

O que diz a Declaração de Salamanca sobre a educação especial?

A Declaração de Salamanca (1994) traz a educação inclusiva como a possibilidade de “reforçar” a ideia de “educação para todos”, como se, até então, alunos com deficiência e/ou com outras necessidades educacionais especiais não frequentassem a escola.

Qual deve ser o objetivo da inclusão para os profissionais da educação?

A inclusão é muito mais que receber apenas o aluno no espaço escolar, é também favorecer o seu aprendizado, respeitá-lo como sujeito ímpar, oferecer situações favoráveis à sua aprendizagem, sem deixar que, por apresentar alguma necessidade educacional especial, o aluno deixe de desfrutar de todos os momentos que …

Que estratégia você professor utiliza para alunos com deficiência?

atribuir um tempo de avaliação distinto para cada caso; aceitar a diversidade de fatores no processo de construção do conhecimento desses alunos; associar os instrumentos e recursos de avaliação que mais se integrem às necessidades dos alunos.

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Como deve ser feita a avaliação na educação especial?

A avaliação inclusiva deve estar atrelada à atenção diversificada, mediante a adaptação do currículo às diferenças características e necessidades educativas de cada educando. Se a prova do aluno é sobre matemática, devemos nos concentrar em avaliar sua capacidade matemática.

Qual a importância da educação inclusiva para mulheres com filhos com necessidades especiais e para mulheres com necessidades especiais que tem filhos?

A oportunidade de convívio com pessoas não portadoras de deficiência torna possível uma vida de normalidade para o portador de deficiência, que pode se perceber como uma pessoa capaz e se desenvolver em todos os aspectos. Escola e família devem caminhar juntas no processo de aprendizagem.

Como aprender com crianças com necessidades especiais?

Todos somos diferentes e as necessidades especiais são uma característica. Crianças com necessidades especiais precisam de serviços de educação especial. A maioria das pessoas não imagina o quanto podemos aprender com as crianças com necessidades especiais.

Como surge o conceito de necessidades educativas especiais?

Segundo Correia (1999), “o conceito de necessidades educativas especiais (NEE), (…) surge de uma evolução nos conceitos que até então se usavam, quer eles fossem de cariz social, quer educacional.

Quais são as necessidades educacionais?

Necessidades educacionais podem ser identificadas em diversas situações representativas de dificuldades de aprendizagem, como decorrência de condições individuais, econômicas ou socioculturais dos alunos: • crianças de grupos desfavorecidos ou marginalizados.

Qual o direito do aluno com necessidades educativas especiais?

O direito do aluno com necessidades educativas especiais e de todos os cidadãos à educação é um direito constitucional. A garantia de uma educação de qualidade para todos implica, dentre outros fatores, um redimensionamento da escola no que consiste não somente na aceitação, mas também na valorização das diferenças.