O que os surdos tem a dizer aos pais de criancas surdas?

O que os surdos tem a dizer aos pais de crianças surdas?

Pesquisadores surdos, como Tom, Carol e Myrna demonstram que por serem as crianças surdas nascidas, em mais de 90\% dos casos, em lares de pais ouvintes, elas deixam de ter acesso à forma de linguagem mais importante para sua aprendizagem, o que acarreta sérios prejuízos em seu desenvolvimento infantil.

Qual é a porcentagem de crianças surdas que adquirem a linguagem de sinais de pais surdos?

Sabe-se que a maioria das crianças Surdas, por volta de 95\%, são filhas de pais ouvintes (Lane et al., 1996; Quadros, 1997; Kyle, 2001; Lichtig e Barbosa, 2010) e esse fato resulta na ausência de uma língua comum para a comunicação entre essas e seus pais.

Por que as crianças surdas costumam a aprender de forma tardia a língua de sinais?

Isso se dá devido a vários fatores que levam muitas vezes a rejeição da Língua de Sinais por parte dos pais ouvintes, devido ao não conhecimento da mesma. E ainda a obrigar o filho a aprender a Língua Oral, o que muitas vezes desencadeia consequências sérias no desenvolvimento do surdo.

LEIA TAMBÉM:   Como era a producao agricola dos incas?

Como se comunicar com crianças surdas?

E depois de um tempo, com mais estudos e pesquisas estabeleceram que a forma mais apropriada para os surdos se comunicar é a língua de sinais, e assim, os profissionais entenderam que essa maneira de se comunicar é mais satisfatória.

Qual é a importância da família para o desenvolvimento e inclusão de uma pessoa surda?

A família é a principal instituição que desenvolve a primeira forma de comunicação com a pessoa surda; assim, a forma de comunicação pessoal e familiar vai direcionar como será a formação subjetiva do sujeito surdo, direcionando os níveis de interação e desenvolvimento.

Como pais surdos se comunicam com os filhos ouvintes?

No Brasil, a Libras foi instituída como meio de comunicação legal das comunidades surdas brasileiras através de uma Lei do ano de 2002. Os filhos ouvintes de pais surdos começaram a ser referidos como “codas” por causa da criação da organização internacional CODA (Children of Deaf Adults).