O que Freud fala sobre amamentacao?

O que Freud fala sobre amamentação?

Freud (1905) em um de seus artigos mais importantes – Três ensaios para a teoria da sexualidade infantil –, apresentou-nos a construção da sexualidade humana que se inicia no prazer de mamar para o bebê. O prazer compartilhado e dual da mãe e do bebê na amamentação é sexualidade.

Como a amamentação pode influenciar na relação entre mãe e filho?

O vínculo mãe-bebê é fortalecido no momento da amamentação, pois a primeira relação social do bebê seria com a figura da mãe, representada pelo seio materno. O leite, o calor e o contato com o corpo da mãe, seu cheiro (que ele reconhece) e o som dos batimentos cardíacos o instigam.

O que é vínculo mãe-bebê?

O vínculo mãe-bebê é caracterizado por abranger as dimensões das emoções, dos sentimentos e comportamentos. Este vínculo, quando construído de forma segura, poderá fornecer à criança um desenvolvimento biopsicoafetivo saudável.

LEIA TAMBÉM:   Quem estava obrigado a declarar nos ultimos anos?

Qual a importância psíquica do aleitamento?

A amamentação representa uma das principais intervenções na redução da morbimortalidade infantil, processo privilegiado à subjetivação, desenvolvimento infantil e prevenção de perturbações no vínculo mãe-filho, quando bem vivenciada pela díade.

O que a psicologia diz sobre o desmame?

O papel do psicólogo no desmame saudável, portanto, consiste principalmente em ajudar a mãe atuando nos aspectos emocionais desse momento, para que esse processo seja conduzido por ela de forma gentil e gradual, sem gerar traumas e arrependimentos futuros.

Quais são os efeitos benéficos do aleitamento materno para o vínculo entre mãe e filho?

Desenvolve a inteligência quanto maior o tempo de amamentação. Reduz o risco de doenças alérgicas. Diminui as chances de desenvolver doença de Crohn e linfoma. Estimula e fortalece a arcada dentária.

Como deve ser o ambiente para a mãe amamentar seu filho?

– o leite materno é produzido pela mulher e não agride o meio ambiente; – para ser oferecido ao seu filho não precisa de preparo, portanto, não utiliza água, gás, energia elétrica e embalagens; – criança amamentada adoece menos, evitando uso de medicamento e internação hospitalar.

LEIA TAMBÉM:   Porque que o lixo cheira mal?

Como os sentimentos da mãe passam para o bebê?

Quando a mamãe está feliz, o bebê recebe hormônios como serotonina e endorfina, que são liberados pelo corpo da mãe e chegam até o bebê através do útero. Assim como a felicidade, quando a mãe está nervosa, estressada ou com raiva, o corpo libera cortisol e adrenalina, que também chegam até o útero.