O que foi o Trecento e Quattrocento?

O que foi o Trecento e Quattrocento?

O Trecento (em português, ‘trezentos’) é o período da História da Arte que se segue ao período da Idade Média na Itália. Refere-se a todo o século XIV italiano, e antecede o que se chama de Quattrocento (século XV), a primeira fase do Renascimento.

Quais as características identificadas nas pinturas do período Trecento no Renascimento?

O Trecento foi uma das fases do Renascimento Italiano e corresponde ao século XIV. Principais características do Trecento: – Rompimento com os modelos estéticos, artísticos e culturais do período Medieval. – Influência do estilo gótico italiano.

Qual foi o berço do Renascimento marque a resposta verdadeira?

Florença é o berço do Renascimento e ponto obrigatório para amantes da arte. Metrópole italiana é considerada o centro do humanismo europeu, com figuras como Dante, Giotto e Leonardo da Vinci.

LEIA TAMBÉM:   Tem girassol preto?

Qual é o marco inicial da Alta Renascença?

O marco inicial da Alta Renascença costuma ser o mesmo do início do auge do Renascimento artístico italiano, ou seja, o processo de elaboração de um dos principais afrescos da história da arte: A Última Ceia, de Leonardo da Vinci.

Qual foi o berço da Renascença?

Embora a Itália, especialmente Florença, sejam consideradas o berço da Renascença, ela se expandiu para outras regiões europeias, tais como Alemanha, Flandres e o norte dos Alpes. Vejamos alguns acontecimentos históricos que contribuíram para o seu desenvolvimento.

Quem é o mecenato de Florença?

Para Annamaria Giusti, historiadora de arte e uma das curadoras da mostra, a instituição do mecenato é o que compõe o espírito da cidade. “Florença já era rica no século 12. O mais tardar a partir do século 13, o comércio passa a florescer.” E os negociantes empregavam seus bens para embelezar o local e apoiar artistas.

Qual foi a origem do Renascimento?

Ouça este artigo: O Renascimento (ou Renascença, Renascentismo) foi, ao mesmo tempo, um período histórico e um movimento cultural, intelectual e artístico surgido na Itália, entre os séculos XIV e XVII, e atingiu seu ápice no século XVI. Como sabemos, renascimento significa, literalmente, nascer novamente.