O que foi o Plano Marshall e quais as consequencias para a nova ordem mundial?

O que foi o Plano Marshall e quais as consequências para a nova ordem mundial?

O Plano Marshall foi uma ajuda financeira dos Estados Unidos para a reconstrução da Europa Ocidental logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. As consequências do plano foram a aproximação dos países europeus ocidentais dos Estados Unidos bem como a sua abertura econômica para os produtos norte-americanos.

O que diz o Plano Marshall?

O que foi o Plano Marshall? Plano Marshall foi o nome dado a um programa de ajuda oferecido pelos Estados Unidos aos países europeus devastados pela Segunda Guerra Mundial. Desse modo, essa foi uma maneira de tentar estabilizar o capitalismo na Europa ocidental e também garantir a integração dos países europeus.

Quando foi lançado o Plano Marshall?

Nesse contexto de reconstrução econômica e de Guerra Fria, foi lançado, em 1947, o Plano Marshall.

LEIA TAMBÉM:   Como ser um arquiteto de seguranca?

Qual o Plano Marshall para a reconstrução da Europa?

O Plano Marshall foi o plano norte-americano para a reconstrução da Europa após a 2ª Guerra Mundial. Com o final da Segunda Guerra Mundial, muitos países ficaram destruídos. Era necessário muito investimento financeiro para a reconstrução destes países.

Quais eram as características do Plan Marshall?

Características do Plano Marshall. A principal característica do programa era a concessão de empréstimos a juros baixos aos países europeus que aceitassem as condições impostas pelos norte-americanos. Estas consistiam em comprar prioritariamente dos EUA, fazer uma política de estabilização monetária e anti-inflacionária,

Qual é o nome do general Marshall?

O Plano Marshall (Programa de Recuperação Europeia) leva o nome do general George Catlett Marshall (1880-1959), secretário do Estado dos EUA durante o governo de Henry Truman (1884-1972) . Por causa disso, ele receberia o prêmio Nobel da paz em 1953.