O que foi o ostracismo?

O que foi o ostracismo?

É um termo proveniente da Grécia antiga e era uma forma de punição aplicada aos cidadãos suspeitos de exercerem poder excessivo e restrição à liberdade pública. Ostracismo é o afastamento (imposto ou voluntário) de um indivíduo do meio social ou da participação em atividades que antes eram habituais.

Qual era a forma de votação na antiga Grécia?

A democracia ateniense estava baseada em três princípios: isegoria, isonomia, isocracia, ou seja, todos os cidadãos tinham direito à palavra nas assembleias, eram iguais perante à lei e participavam de forma igualitária nas decisões públicas.

O que é Clístenes?

Clístenes (em grego: Κλεισθένης, translit. Kleisthénês; Atenas, 565 a.C. – Atenas, 492 a.C.) foi um político grego antigo, que levou adiante a obra de Sólon e, como este último, é considerado um dos pais da democracia. Era filho de Agarista de Sicião e de Mégacles; sua mãe é filha de Clístenes (tirano de Sicião).

LEIA TAMBÉM:   Por que desenhar e tao dificil?

O que é ostracismo e Mistoforia?

Mistoforia era como se chamava a indenização diária, paga aos cidadãos atenienses que participassem de atividades públicas. Foi instituída em Atenas por Péricles, como parte do processo de democratização, para permitir que os cidadãos mais pobres participassem das sessões da bulé.

O que previa a lei do ostracismo e qual sua contribuição para a democracia?

Em linhas gerais, o ostracismo condenava o acusado à perda de seus direitos políticos e ao exílio durante dez anos, sem a perda de suas propriedades. O termo ostracismo foi inspirado no processo que conduzia alguém a esse tipo de punição política.

Como era a cidadania em Atenas na Grécia Antiga?

Porém, o conceito de cidadania dos atenienses não englobava, de fato, a maioria da população. Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política.

Em que consiste a democracia criada por Clístenes e por que ela foi falha?

Como forma de garantir o processo democrático na cidade, Clístenes adotou o “ostracismo”, onde os cidadãos que demostrassem ameaças ao regime democrático sofreriam um exílio de 10 anos. Isso impediu a proliferação de tiranos no governo grego. Sendo assim, o poder não estava somente concentrado na mão dos eupátridas.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao as safras do feijao?

Quais as mudanças criadas por Clístenes?

Clístenes aboliu a divisão por tribos de sangue e introduziu uma divisão de caráter essencialmente territorial. Para tanto, criou dez tribos cuja divisão nada tinha a ver com lanços de parentesco. As tribos, por sua vez, eram compostas por “dêmos”.

Como se pode definir a democracia?

Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal.

O que é democracia de exemplo?

Países democráticos são aqueles que possuem liberdade de imprensa; possibilidade de voto e de participação da vida pública de todos os cidadãos (elegibilidade); liberdade de associação política; acesso à informação; e constituição de eleições idôneas, imparciais e observadas por organismos internacionais.