O que foi o chamado Grande Terror?

O que foi o chamado Grande Terror?

O Grande Terror stalinista foi o nome dado a uma sistemática campanha de prisões e execuções, levada a cabo no inverno de 1936 e 1937. Essa campanha tornou-se singular porque era direcionada sobretudo a membros da burocracia soviética e da alta cúpula do poder, incluindo funcionários de alto escalão.

Quais os últimos anos de vida de Stalin?

Os últimos anos de vida de Stalin foram marcados por grande culto à personalidade, uma vez que a vitória na guerra trouxe grande popularidade ao líder. Mesmo nos últimos anos do stalinismo, os expurgos continuaram e, após a Segunda Guerra, um dos grupos que começou a sofrer com a perseguição foram os judeus.

Como foi o período de Stalin na União Soviética?

Nesse período, Stalin implantou um regime totalitário que perseguiu e matou opositores e realizou transformações profundas na União Soviética, fazendo do país uma verdadeira potência industrial. Stalin também ficou marcado por liderar a resistência de seu país contra os nazistas, quando estes invadiram a União Soviética, em junho de 1941.

LEIA TAMBÉM:   Como e o processo de dissolucao de empresa na hora?

Quais foram os crimes cometidos durante o stalinismo?

A coletivização das terras soviéticas, a industrialização do país, a perseguição aos opositores por meio dos expurgos e a resistência ferrenha contra os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial foram acontecimentos marcantes durante esse período. Os crimes cometidos durante o stalinismo só foram denunciados após a morte de Stalin.

Quais são as vítimas do stalinismo?

Já Lewis Siegelbaum fala em, pelo menos, 680 mil execuções somente entre 1936 e 1939 |7|, e Hobsbawm afirma que o saldo total do número de vítimas do stalinismo é de, no mínimo, 10 milhões de mortos, embora ele admita que essa estimativa é conservadora |8|. Acesse também: Conheça o grande massacre de poloneses realizado durante o governo de Stalin