O que foi a fase do Terror durante a Revolucao Francesa?

O que foi a fase do Terror durante a Revolução Francesa?

Também conhecido simplesmente como Terror, o Período do Terror da Revolução Francesa é a fase mais radical do governo jacobino na França, ocorrida entre setembro de 1793 e julho de 1794. Nasce assim a Convenção Nacional, que anuncia em 22 de setembro de 1792 o fim da monarquia e o início da república.

Por que decapitaram Maria Antonieta?

Foi guilhotinada durante a Revolução Francesa. Maria Antonieta, a rainha consorte da França quando a Revolução Francesa eclodiu. Era uma rainha impopular, e acabou sendo aprisionada pelos revolucionários, levada a julgamento e condenada à morte por alta traição, sendo guilhotinada em 1793.

Qual a origem da guilhotina?

Tendo sua invenção atribuída ao médico e político Joseph Ignace Guillotin, a guilhotina não apareceu como um método de execução usado para amedrontar os inimigos da revolução. Na verdade, diversos relatos históricos dizem que versões primitivas da guilhotina existiam ou foram experimentadas há muito tempo.

Quem são os escravos da Revolução Francesa?

“Os reis, aristocratas e tiranos, independentemente da nação a que pertençam, são escravos que se revoltam contra o soberano da Terra, isto é, a humanidade, e contra o legislador do universo, a natureza”, declarou em 24 de abril de 1793 Robespierre, uma das figuras mais importantes da Revolução Francesa.

LEIA TAMBÉM:   Qual o sabor preferido de sorvete?

Quando foi que a guilhotina foi aposentada?

Somente em 9 de outubro de 1981 que o presidente francês François Mitterand assinou o decreto que extinguia o emprego da pena de morte no país. Desse modo, a guilhotina foi definitivamente aposentada de seus rápidos e terríveis serviços. Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico?

Como é o reinado do Terror na França?

Robespierre justificava o reinado do terror, o qual “nada mais é do que a justiça rápida, violenta e inexorável. É, portanto, uma expressão da virtude”. A pretexto de defender a revolução, os jacobinos instalaram um regime de terror na França em 1793-1794.