O que fazia um governador geral?

O que fazia um governador geral?

Governador-geral é o funcionário administrativo supremo de uma grande área. O cargo foi utilizado primeiramente no contexto do colonialismo, quando o governador-geral era o representante máximo da autoridade administrativa da potência colonial, às vezes com competências de um vice-rei.

Quem era o governador geral e quem o escolhia?

O Governo-Geral foi um modelo administrativo implantado por Portugal no Brasil em 1548. O primeiro governador-geral nomeado por Portugal foi Tomé de Sousa. Com a criação do Governo-Geral, o rei de Portugal ordenou a construção de uma nova capital para o Brasil: Salvador.

Quem auxiliava o governador geral?

Diversos funcionários e instituições auxiliavam o governador-geral em sua missão. Cargos como ouvidor-mor, provedor-mor e capitão-mor foram criados para administrar, respectivamente, a justiça, a arrecadação e a segurança em terras coloniais.

Quais eram os cargos do Governo geral?

Os cargos de maior destaque foram: Ouvidor-mor: responsável pelos assuntos de justiça e pela imposição das leis na colônia; Provedor-mor: responsável pela arrecadação e administração das finanças; Capitão-mor: responsável pela defesa da colônia contra invasores e contra-ataques de indígenas.

LEIA TAMBÉM:   O que acontece se eu mentir no curriculo?

Qual é o objetivo do Governo geral?

O Governo Geral. Com a finalidade de “dar favor e ajuda” aos donatários e centralizar administrativamente a organização da Colônia, o rei de Portugal resolveu criar, em 1548, o Governo Geral. O Governo Geral permaneceu até a vinda da família real para o Brasil, em 1808.

Que outro nome recebia o Governador Geral do Brasil colonial?

O Regimento, entre muitas outras disposições, criava os cargos de governador (mais tarde renomeado para governador-geral), ouvidor-geral, provedor-mor da Fazenda e capitão-mor da costa.

O que a instauração do governo geral significou?

O Governo Geral representou uma medida político-administrativa adotada pela Coroa Portuguesa (Rei Dom João III), em 1548, a fim de centralizar, administrar, restabelecer o poder e reforçar a colonização no período do Brasil Colônia, após o fracasso das capitanias hereditárias.

Qual é a relação entre as capitanias hereditárias e o governo geral?

Capitanias hereditárias eram um sistema de administração colonial em que o Brasil foi dividido em 15 faixas de terra que eram comandadas por capitães donatários. Ele foi logo substituído pelo Governo-Geral, com a progressiva extinção das Capitanias.

LEIA TAMBÉM:   Qual a medicacao que inibe a acao da enzima colinesterase aumentando os niveis de acetilcolina no cerebro?

Quais foram os motivos para a criação do governo geral?

Quais as características do governo geral no Brasil?

O Governo Geral foi criado pelo rei português D. João III em 1548 e passou a funcionar no ano seguinte. Entre as principais características desse processo que visava a centralização do poder, a “cidade” escolhida como sede do Governo Geral foi a Bahia, ou melhor, a “Bahia de Todos os Santos” da época.