O que fazer para reduzir o ciclo de caixa de uma empresa?

O que fazer para reduzir o ciclo de caixa de uma empresa?

As iniciativas de otimização do ciclo de caixa devem começar com a redução do prazo médio de estoque. Para isso, é necessário realizar melhorias nos processos de compras e produção, com objetivos de determinar volumes adequados, fazendo uma melhor previsão de demanda e, consequentemente, reduzindo o nível de estoque.

Quais estratégias devem ser adotadas para que o impacto das contas a receber clientes estoque e contas a pagar fornecedores sejam positivas?

Confira a seguir alguns pontos importantes para fazer este controle da melhor forma:

  • Liste todas as contas de forma hierárquica;
  • Acompanhe seus prazos e fuja dos juros;
  • Pague suas contas antecipadamente;
  • Renegocie seus prazos de pagamento;
  • Negocie sempre as melhores condições;
  • Tenha sempre uma reserva de emergência.

Como melhorar o ciclo de caixa de sua empresa?

Para que sua empresa tenha um bom ciclo de caixa, boa saúde financeira e rentabilidade, é fundamental diminuir o prazo médio de suas mercadorias em estoque e tentar negociar melhores prazos com seus fornecedores.

LEIA TAMBÉM:   Como Cedrico derrotou o dragao?

Como administrar o ciclo de caixa?

É muito importante destacar que as ações necessárias para administrar o ciclo de caixa não são de responsabilidade somente da área financeira. As soluções envolverão praticamente todas as áreas da empresa, entre elas Compras, Logística, Produção, Comercial, Recursos Humanos e o Financeiro.

Como planejar o ciclo de caixa?

O primeiro passo na gestão do ciclo de caixa é planejar as datas de pagamentos e recebimentos com pelo menos três meses de antecedência. Para isso, é necessário fazer projeções com base em seus volumes de vendas, compras de fornecedores, prazos de recebimentos de valores de vendas e prazos de pagamentos de despesas.

Como começar a otimização do ciclo de caixa?

As iniciativas de otimização do ciclo de caixa devem começar com a redução do prazo médio de estoque. Para tal, é necessário realizar melhorias nos processos de compras e produção, com objetivos de determinar volumes adequados fazendo uma melhor previsão de demanda e, consequentemente, reduzir o nível de estoque.