O que faz o ser que deseja?

O que faz o ser que deseja?

Ação, razões práticas e moralidade. Os desejos desempenham um papel central nas ações como o que os motiva. Geralmente se sustenta que um desejo por si só não é suficiente: tem que ser combinado com a crença de que a ação em questão contribuiria para a realização do desejo.

O que é o desejo para a filosofia?

A filosofia nos ensina que desejo é uma força que se dirige a um fim o qual é considerado, pela pessoa que a contém, uma fonte de satisfação que pode ser consciente/inconsciente ou reprimida.

Qual o desejo que gerou a filosofia?

A natureza da Filosofia vem do entusiasmo, da admiração, da dúvida, e foi para fugir à ignorância, pelo desejo de saber (gerado pelo deleite da visão), que os homens começaram a filosofar.

O que significa objeto de desejo?

Objeto do desejo refere-se a tudo aquilo que vem satisfazer a um impulso, muitas vezes inconsciente. Aqui, o objeto pode ser uma pessoa ou parte dessa pessoa (como o seio da mãe para o bebê), pode ser uma entidade ou um ideal. Ainda os objetos podem ser reais ou imaginados.

LEIA TAMBÉM:   Qual as vantagens da conta poupanca?

Qual o significado de um amor platônico?

O que é o amor platônico: Amor platônico também pode ser um amor impossível, difícil ou que não é correspondido. Muitas vezes, uma pessoa tem um amor ou paixão platônica e nunca tenta sair dessa fase por medo de se machucar ou de verificar que as suas fantasias e expectativas não correspondem à realidade.

O que é o desejo para Nietzsche?

A vontade de verdade, nas palavras de Nietzsche, é a “vontade de tonar pensável tudo o que existe” (ZA II Da superação de si mesmo). Consiste, no fundo, no desejo humano pelo conhecimento essencial da realidade que, no entender do filósofo, esteve presente por muito tempo no pensar filosófico.

Onde nasce o desejo?

São as glândulas endócrinas que preparam o organismo para desenvolver a vontade. O hormônio luteinizante, fabricado na hipófise, é o responsável pelo desencadeamento da maturidade sexual tanto nos homens quanto nas mulheres. Ele também regula a ovulação e estimula os hormônios sexuais guardados nos órgãos genitais.

LEIA TAMBÉM:   E possivel a pessoa proprietaria dos bens que deram origem a uma holding hipotecar ou vender os imoveis que fazem parte da holding?

O que é o desejo para Freud?

Para Freud, o desejo é um movimento em direção à marca psíquica deixada pela vivência de satisfação primeira que acalmou uma necessidade, como a fome, no bebê. Contudo, a tensão da necessidade que persiste conduz à ação de esperneio ou choro.

O que a psicologia diz sobre desejo?

Para Freud, o desejo é um movimento em direção à marca psíquica deixada pela vivência de satisfação primeira que acalmou uma necessidade, como a fome, no bebê. Através dessa inscrição mnêmica poderá então a criança reeditar a satisfação de forma alucinatória, nessa pouco duradoura autonomia que a alucinação fornece.

O que é um objeto para Freud?

Considerando a teoria pulsional, Freud afirma que constitui-se como objeto da pulsão todo objeto no qual ou através do qual a pulsão consegue atingir seu alvo. O objeto não é fixo, nem previamente determinado, é o que há de mais contingente no conjunto de elementos e processos presentes nos atos pulsionais.