O que e uma transacao contabil?

O que é uma transação contábil?

As transações contábeis referem-se a qualquer atividade de negócios que resulte em um efeito direto na situação financeira e nas demonstrações financeiras Três Demonstrações Financeiras As três demonstrações financeiras são a demonstração do resultado, o balanço patrimonial e a demonstração dos fluxos de caixa.

O que é transação CPC 46?

O que diz o CPC 46 – Mensuração do Valor Justo? O CPC 46 – Mensuração do Valor Justo define valor justo como o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração.

Qual o objetivo do CPC 46?

O CPC 46, em seu apêndice A, define o valor justo como: “O objetivo da mensuração do valor justo é estimar o preço pelo qual uma transação não forçada para a venda do ativo ou para a transferência do passivo ocorreria entre participantes do mercado na data de mensuração sob condições atuais de mercado.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os setores econômicos que consolidaram os Estados Unidos como um pais desenvolvido?

Qual é o significado da transação?

Denomina-se transação a uma operação comercial que consiste em trocar um bem ou serviço por uma determinada quantidade de dinheiro. O termo também se refere à própria operação técnica do banco de dados que executa uma série de operações. No entanto, o significado mais comum se refere à troca de bens, circunstância própria da atividade econômica.

Qual a modalidade de transação?

A MP 899 prevê duas modalidades de transação: a transação na cobrança da dívida ativa e a transação no contencioso tributário.

Qual a característica principal da transação?

A característica principal da transação é a concessão do Fisco e do Contribuinte como forma de resolução das pendências fiscais. Portanto, é uma forma de conciliar os dois polos para a resolução do conflito tributário.

Quando ocorre a transação no Contencioso Tributário?

Já a transação no contencioso tributário, ocorre quando os devedores cujas dívidas estão em fase de discussão no âmbito do contencioso tributário administrativo ou judicial, em casos cujas controvérsias são consideradas relevantes e disseminadas. Sempre envolverá concessões recíprocas entre as partes.