O que e uma politica fiscal restritiva?

O que é uma política fiscal restritiva?

A Política Fiscal Restritiva refere-se à redução dos gastos governamentais e/ou aumento da tributação (carga tributária). Ou seja, consiste na adoção de medidas em sentido inverso ao da política fiscal expansionista.

Quais são os instrumentos de política macroeconômica?

Os principais instrumentos da política macroeconômica são os dispêndios do governo e a tributação (política fiscal), o controle da oferta de moeda e do crédito (política monetária), as intervenções no mercado cambial, a política de comércio exterior e o tratamento dado aos capitais externos de risco (política cambial e …

Qual a política fiscal do governo?

Afinal, a Política Fiscal diz respeito à administração das receitas e despesas do Governo. Ao promover uma Política Fiscal adequada, o Governo consegue ter um controle maior das finanças para equilibrar os gastos de acordo com arrecadação de tributos por meio de impostos.

LEIA TAMBÉM:   O que que e regionalismo?

Como funciona a política fiscal?

Apenas quando existe um equilíbrio entre o que se paga e o que se recebe, da mesma forma como ocorre na economia doméstica, é que se pode considerar a economia de um governo em equilíbrio. Manter esse equilíbrio, então, é o que define e o que se coloca como principal objetivo da Política Fiscal. Como funcionam?

Quais são os objetivos da política fiscal?

Assim como nos casos ligados à política monetária, a política fiscal também apresenta dois tipos diferentes de objetivos. O primeiro deles, a política fiscal expansionista, entende que o ideal para o país, naquele momento, é estimular a economia (e por conseguinte, o crescimento do PIB).

Qual a importância da política fiscal no Brasil?

Qual é a importância da política fiscal no Brasil? Esse conceito está diretamente relacionado à administração das receitas e dos gastos e/ou despesas do governo para regular a atividade econômica do país.