O que e um tumor fibroso solitario?

O que é um tumor fibroso solitário?

O tumor fibroso solitário é uma neoplasia rara e de origem ainda desconhecida. O quadro clínico é inespecífico, caracterizado por lesão palpável quando extratorácico, geralmente indolor, com possível efeito de massa sobre estruturas adjacentes. Exames de imagem são inconclusivos, mas orientam o planejamento cirúrgico.

Qual tumor possui uma Pseudocápsula fibrosa?

Os tumores benígnos tendem a apresentar crescimento lento e expansivo, determinando a compressão dos tecidos vizinhos, o que leva à formação de uma pseudocápsula fibrosa.

O que é um tumor retroperitoneal?

Os tumores de retroperitônio são malignos em 70-80\% dos casos, sendo 50\% de alto grau. Dentre as lesões benignas destacam-se o lipoma (mais comum), lipomatose pélvica, mielolipoma (geralmente na glândula adrenal), xantogranuloma (hoje subclassificado como MFH), leiomioma, ganglioneuroma, homangiopericitoma e schwanoma.

O que é antígeno tumoral?

Antígenos tumorais (AT) são relativamente restritos às células tumorais. Antígenos tumorais específicos (ATE) são exclusivos de células tumorais. ATE e AAT são tipicamente porções de moléculas intracelulares expressas na superfície da célula como parte do complexo de histocompatibilidade principal (CHP).

LEIA TAMBÉM:   Como saber se sou Passiva-agressiva?

O que é Pseudocápsula fibrosa?

Encapsulação – Os tumores benignos geralmente não têm cápsulas verdadeiras, e sim pseudocápsulas fibrosas que se formam em decorrência da compressão dos tecidos vizinhos pelo crescimento lento e expansivo do tecido tumoral.

Como classificar as neoplasias malignas do tecido conjuntivo?

Quanto aos tumores malignos, é necessário considerar a origem embrionária dos tecidos de que deriva o tumor. Quando sua origem for dos tecidos de revestimento externo e interno, os tumores são denominados carcinomas. Quando o epitélio de origem for glandular, passam a ser chamados de adenocarcinomas.

Onde se encontra o retroperitônio?

Espaço anatômico localizado atrás da cavidade abdominal. Nesse local, encontram-se alguns órgãos, como o pâncreas e os rins, além de parte do intestino.

O que é linfonodos no retroperitônio?

Os linfonodos lombares ou retroperitoneais estão comummente localizados ao redor da aorta abdominal e da veia cava inferior, formando três grupos distintos: lombar esquerdo (para-aórtico), lombar direito (para-caval) e linfonodos intermediários. Este último grupo está situado entre os dois grandes vasos abdominais.