O que e um relatorio de um texto?

O que é um relatório de um texto?

O relatório é um gênero textual utilizado para expor resultados de alguma atividade realizada, apresentando os seus pontos principais e mais pertinentes ao contexto. Ele pode ser utilizado, por exemplo, para apresentar as conclusões de uma pesquisa científica ou os resultados de determinado período de trabalho.

Qual a linguagem de um relatório?

O Relatório é um tipo de texto que, como o próprio nome indica, relata sobre algo. Escrito ou oral, ele apresenta um conjunto de informações pormenorizadas sobre determinado tema. A linguagem presente nos relatórios é formal e cuidada, com a utilização da norma culta, coerência e coesão textual.

Quais são as características de um relatório?

LEIA TAMBÉM:   Porque um processo fica em segredo de justica?

O relatório é o registro das atividades realizadas por uma pessoa ou grupo. Nele prevalece a objetividade e a clareza da linguagem. Ele é escrito de forma impessoal. Possui estrutura simples, com título, texto propriamente dito, data, local e assinatura.

Como fazer um relatório de um texto?

  1. Título. Deve informar o assunto da atividade.
  2. Objetivos. Indicam as finalidades com que o trabalho foi executado.
  3. Introdução. Devem conter de forma sucinta os fundamentos teóricos nos quais está baseada a experiência realizada.
  4. Descrição das atividades.
  5. Resultados.
  6. Discussão.
  7. Conclusão.
  8. Referências bibliográficas.

O que é um relatório e como fazer?

O relatório é um tipo de texto que tem o intuito de relatar sobre algo, seja uma visita ao museu ou o percurso realizado para fazer um estágio e uma pesquisa. Trata-se de uma redação técnica com linguagem formal, que esteja de acordo com as normas gramaticais da língua.

O que é um relatório simples?

Trata-se de uma redação técnica com linguagem formal, que esteja de acordo com as normas gramaticais da língua. Esse texto deve ser claro, objetivo, ser coeso e coerente. O relatório reúne de forma organizada e detalhada o desenvolvimento de um trabalho em determinado período.

O que não pode ter em um relatório?

É bom ser específico, mas há um perigo em palavras como “tudo”, “nada”, “nunca” ou “sempre”. “Você sempre” e “você nunca” podem ser palavras extremas que podem incentivar os leitores a buscar por exceções à regra, em vez de examinar a questão real.

Quais tipos de relatório?

Existem 3 tipos de relatório:

  • Crítico, descreve e opina sobre a maneira como uma atividade foi desenvolvida.
  • Síntese, menos elaborado, referente a relatórios anteriores.
  • Formação, mais ou menos pormenorizado, apresentando atividades desenvolvidas durante um curso e/ou estágio.

Como o relatório deve ser redigido?

1 – O relatório deverá ser redigido a mão (perfeitamente legível), podendo ser coladas figuras que pareçam pertinentes à atividade; 2 – O texto do relatório deve ser escrito em português correto, com frases devidamente

Por que o relatório é utilizado?

O relatório é utilizado em diferentes circunstâncias da nossa vida, e, consequentemente, apresenta diferentes formas de se estruturar e de organizar sua linguagem. Da perspectiva da autoria, o relatório pode ser individual ou coletivo, ou seja, realizado por uma única pessoa, por duas ou mais.

LEIA TAMBÉM:   Onde sao encontrados sambaquis?

Como fazer um bom relatório?

Para fazer um bom relatório, o autor deve ter uma boa fonte de registros das atividades realizadas. Datas, locais, pessoas envolvidas, atividades realizadas, dados coletados e outros são alguns exemplos de informações necessárias para o relatório.

Qual o tipo de escrita de um relatório?

O tipo de escrita é expositiva/descritiva, e pode haver espaço para a argumentação do autor ou não, dependendo do que foi solicitado. Um relatório pode variar também de tamanho: ele pode conter uma simples página ou ainda ser mais extenso. Isto influenciará também na estrutura, como falaremos adiante.