O que e um preco discriminatorio?

O que é um preço discriminatório?

2.1.4 – Preço discriminatório – empresa vende um produto por dois ou mais preços que não refletem uma diferença promocional de custos. Formas: Preço de imagem – Ex: um perfume pode custar R$ 100,00. O mesmo perfume em outro frasco com nome e imagem diferentes pode custar R$ 150,00.

O que é discriminação de preços em monopólio?

A discriminação de preços ocorre quando, na tentativa de obter o maior lucro possível, um vendedor consegue vender um mesmo produto por preços diferentes para consumidores que são basicamente idênticos.

Por que na discriminação de preços de primeiro grau não há excedente do consumidor?

Com esse tipo de discriminação, é transacionada a mesma quantidade que em concorrência perfeita (correspondente à igualdade entre preço e custo marginal), mas o excedente do consumidor passa a ser zero.

LEIA TAMBÉM:   Porque e que os caes mordem?

Como calcular o lucro do monopolista?

O lucro do monopolista é maximizado quando o benefício obtido com a venda da última unidade produzida iguala o custo de produzir essa unidade adicional: RMg(Q*)=CMg(Q*). Para qualquer outro volume de produção, é possível aumentar o lucro variando a quantidade produzida e vendida.

O que é preço isca e preço de ocasião?

As empresas podem utilizar diversas técnicas de Preço “isca”: Reduzir o preço de marcas conhecidas para estimular um movimento maior nas lojas. Preço de ocasião: As empresas estabelecem preços especiais em certas épocas para atrair mais clientes.

São regras para a discriminação de preços?

Na teoria, é vedada a prática de discriminação de preços. Ou seja, um consumidor não pode pagar a mais que outro pelo mesmo produto.

O que é discriminação de um produto?

É quando significa especificar, separar por itens, mercadorias, informações. Exemplos: A discriminação racial deve ser combatida sempre. Discrimine os produtos na nota fiscal e coloque todos os códigos necessários.

Quando ocorre a discriminação de preços?

LEIA TAMBÉM:   Quais caracteristicas esse comercio precisa ter?

A discriminação de preços consiste em vender um mesmo produto por preços diferentes, extraindo o máximo do que o consumidor está disposto a pagar. Ao vender o seu produto pelo maior preço possível, o produto consegue um maior excedente econômico. Na teoria, é vedada a prática de discriminação de preços.

Como calcular a elasticidade preço da demanda?

Veja abaixo um exemplo de resultado. Em resumo, a conta seria assim: Elasticidade-preço da demanda = variação percentual da quantidade procurada pelo público (demanda)/ variação percentual do preço de seu produto ou serviço.

Como o monopolista cobra um preço que ultrapassa o custo marginal produzirá uma quantidade ineficiente de produto?

Como o monopolista cobra um preço que ultrapassa o custo marginal, produzirá uma quantidade ineficiente de produto. A extensão da inefi- ciência pode ser medida pelo ônus – a perda líquida dos excedentes dos consumidores e produtores.