O que e um instrumento financeiro derivativo?

O que é um instrumento financeiro derivativo?

Derivativos são instrumentos financeiros sempre derivados de um ativo, utilizados por pessoas ou instituições nos mercados futuros ou de opções. Esses instrumentos são utilizados para realizar hedge (proteção), para gerenciar riscos ou mesmo para especular.

O que é um instrumento patrimonial?

Instrumento patrimonial é qualquer contrato que evidencie uma participação nos ativos de uma entidade após a dedução de todos os seus passivos.

O que são instrumentos de dívidas?

Um instrumento de dívida é um ativo que indivíduos, empresas e governos usam para levantar capital ou gerar renda de investimento. Os investidores fornecem aos emissores de ativos de renda fixa um montante fixo em troca de pagamentos de juros em intervalos regulares.

LEIA TAMBÉM:   Como funciona a quebra de contrato de locacao?

Quais são as características dos instrumentos financeiros derivados?

Instrumentos financeiros derivados, como mencionamos acima, são contratos que são baseados no valor de um ativo subjacente. Neles, o vendedor do contrato não precisa possuir o ativo necessariamente, mas pode dar o dinheiro necessário ao comprador para o mesmo adquirir ele ou dar outro contrato derivado ao comprador.

Quais são os instrumentos financeiros?

Os instrumentos financeiros foram originados nas Normas Internacionais de Contabilidade (International Financial Reporting Standards ou IFRS). O IFRS trata de regras e princípios que normatizam as contas das empresas brasileiras, o que favorece sua apresentação aos investidores internacionais. Os instrumentos podem ser:

Qual a relação entre os instrumentos financeiros passivos?

Assim, os instrumentos financeiros estabelecem uma relação entre o investimento realizado no momento presente (aspecto essencial do contrato estabelecido) e os fluxos de caixa ou outro ativo financeiro. O mesmo se dá em sentido inverso, ou seja, há uma obrigação dos instrumentos financeiros passivos.

Quais são os ativos financeiros?

Ativos (como despesas antecipadas) para as quais o benefício econômico futuro é o recebimento de produtos ou serviços em vez do direito de receber caixa ou outro ativo financeiro também não são ativos financeiros.

LEIA TAMBÉM:   Qual a promocao do Sazon?

Quais os ativos financeiros disponíveis para venda?

Ativos financeiros disponíveis para venda: empréstimos e financiamentos, duplicatas a receber; investimentos mantidos até o vencimento. SECURITIZAÇÃO DE RECEBÍVEIS : Refere-se aos títulos que são vendidos a investidores e estes que passam a ser detentores dos fluxos gerados pelos ativos.