O que e um crime virtual?

O que é um crime virtual?

Crimes cibernéticos são aqueles que utilizam computadores, redes de computadores ou dispositivos eletrônicos conectados para praticar ações criminosas, que geram danos a indivíduos ou patrimônios, por meio de extorsão de recursos financeiros, estresse emocional ou danos à reputação de vítimas expostas na Internet.

Quais leis existem que regulamentam crimes virtuais?

O presidente Jair Bolsonaro sancionou o Projeto de Lei nº 4.554/2020, que amplia penas por crimes de furto e estelionato praticados com o uso de dispositivos eletrônicos como celulares, computadores e tablets.

Como e onde denunciar crimes virtuais?

Além disso, é possível recorrer a delegacias especializadas em crimes virtuais, disponíveis em alguns estados do Brasil. Na página da SaferNet Brasil é possível encontrar uma relação de delegacias especializadas em cibercrimes.

Qual é o código penal que ampara as pessoas que sofrem crimes pela internet?

Apenas de projetos de lei discussões já serem discorridos desde antes de 2011 somente em 2 de abril de 2013 entrou em vigor a lei 12.737/2012 mais conhecida como “Lei Carolina dieckmann” sancionada em 3 de dezembro de 2012 que previu superficialmente alguns delitos dos meios informáticos.

LEIA TAMBÉM:   Qual o papel do lider numa empresa?

Qual o crime virtual mais cometido?

Continue a leitura e venha conhecer os sete crimes mais cometidos via internet!

  • 1 – Plágio.
  • 2 – Invasão de dispositivo informático/Furto de dados.
  • 3 – Calúnia, difamação e injúria.
  • 4 – Incitação/Apologia ao crime.
  • 5 – Pirataria digital.
  • 6 – Divulgação de fotos íntimas.
  • 7 – Criação de perfil fake.

Quais são os crimes mais cometidos?

O crime que mais prende no Brasil é o tráfico de drogas (28\%), seguido de roubo (25\%), furto (13\%) e homicídio (10\%). Os dados consideram a soma dos detidos já condenados e os que aguardam sentença.