O que é Tucidides?

Tucídides, em grego Θουκυδίδης, transl. Thukydídēs, foi um historiador da Grécia Antiga. Escreveu a História da Guerra do Peloponeso, da qual foi testemunha e participante , em que, em oito volumes, conta a guerra entre Esparta e Atenas ocorrida no século V a.C..

Qual foi a principal consequência da Guerra do Peloponeso para o povo grego de um modo geral?

A Guerra do Peloponeso enfraqueceu a Grécia e não colocou fim nas tensões entre as pólis gregas. Logo novos conflitos entre Esparta e Tebas aconteceram, e isso tornou a Grécia vulnerável para ameaças estrangeiras, abrindo espaço para os macedônicos conquistarem-na, décadas depois, sob a liderança de Filipe II.

O que causou a guerra de Peloponeso Brainly?

A Guerra do Peloponeso começou com a quebra do Tratado de Trinta Anos por conta das rivalidades entre as cidades gregas e do apoio de Esparta e Atenas nesses confrontos regionais. O tratado foi rompido em 440 a.C., quando a cidade de Samos, que fazia parte da Liga de Delos, revoltou-se contra Atenas.

LEIA TAMBÉM:   O que e classificacao de risco da defesa civil?

Como Tucídides trabalha com o saber histórico?

Na descrição dos fatos da Guerra do Peloponeso, Tucídides usava a técnica retórica da ekphrasis, isto é, um discurso que pretendia “pôr sobre os olhos” aquilo que aconteceu, mostrando o mais vividamente possível ao leitor a atmosfera do acontecimento a fim de convencê-lo da veracidade e do realismo do que estava sendo …

O que foi Guerra do Peloponeso e qual sua principal consequência?

A Guerra do Peloponeso foi uma guerra civil entre Atenas e Esparta, que ocorreu na Grécia Antiga entre 431 e 404 a.C. Esse conflito militar durou 27 anos e terminou com a vitória de Esparta.

Quais foram os motivos que levaram a Macedónia a invadir a Grécia e O que foi a Batalha de Queroneia?

A Batalha de Queroneia ocorreu em 338 a.C. e consistiu em um grande conflito entre a Macedônia, Tebas e Atenas. O rei macedônio lutava pela expansão territorial de seu reinado e a consequente integração das cidades-estado gregas, que ficariam unificadas sob o comando da Macedônia.

Qual a importância da Guerra do Peloponeso na história?

A importância da Guerra do Peloponeso esteve na demonstração de forças das duas maiores cidades-estados da Grécia Antiga: Esparta e Atenas. As consequências dessa guerra levaram ao fim da civilização grega, abrindo espaço para o domínio estrangeiro em seu território, primeiro a Macedônia e depois Roma.