O que e sub-rogacao exemplo?

O que é sub-rogação exemplo?

A sub-rogação pessoal trata da substituição de uma pessoa por outra. Um exemplo da mesma é o caso do fiador que paga ao credor a divida do devedor. Ele não era absolutamente responsável pela divida, mas se o devedor não a paga deverá ele pagá-la. Como o co-responsável pela divida, isto é, como terceiro interessado.

Quais são os efeitos da sub-rogação?

Concisamente, são dois os efeitos da sub-rogação: Efeito liberatório, ou seja, o débito que existia para com o credor original extingue-se; Efeito translativo, o que significa que a relação obrigacional é transferida para o novo credor.

O que é sub-rogação quais as espécies?

A sub-rogação é convencional: I – quando o credor recebe o pagamento de terceiro e expressamente lhe transfere todos os seus direitos; II – quando terceira pessoa empresta ao devedor a quantia precisa para solver a dívida, sob a condição expressa de ficar o mutuante sub-rogado nos direitos do credor satisfeito.

LEIA TAMBÉM:   Quais os criterios que devem ser avaliados para aquisicao de um animal?

O que é sub-rogação de imóvel?

A sub-rogação no regime de bens, se refere a modalidade real. Ela consiste na troca da qualidade de incomunicável entre bens. É comum uma pessoa casada querer alienar um bem incomunicável, e com o dinheiro obtido adquirir um outro.

É possível a sub-rogação do segurador nos direitos do segurado?

Na sub-rogação legal, entrementes, o sub-rogado (no caso o segurador) não poderá exercer os direitos e as ações do credor (segurado), senão até a soma que tiver desembolsado para desobrigar o devedor (art. 350).

Quantos e quais os são os casos de sub-rogação legal previstos no Código Civil?

Há duas modalidades de sub-rogação: a legal e a convencional. Na sub-rogação legal, a substituição de credores decorre da lei (CC, art. 346), independendo da vontade do credor ou do devedor. Na convencional, a sub-rogação se dá com a declaração de vontade seja do credor, seja do devedor (CC, arts.

Como ocorre a sub-rogação legal do fiador?

Ocorrerá sub-rogação legal quando: – Houver dois credores e um devedor, e um dos credores pagar a dívida em nome do devedor; – Alguém compra imóvel hipotecado e paga a hipoteca para livrar o bem.

LEIA TAMBÉM:   Quais os efeitos do Vicodin?

São formas de sub-rogação no direito sucessório?

Sub-rogação.

  • Regimes de Bens.
  • Casamento.
  • Partilha (Divisão de Bens)
  • União Estável.
  • União Conjugal.