O que e ser um profissional de servico social?

O que é ser um profissional de serviço social?

Segundo o Conselho Federal de Serviço Social, “o assistente social analisa, elabora, coordena e executa planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura.”

Quais são os serviços prestados pela Assistência Social?

Serviços Socioassistenciais

  • Fortalecimento da convivência familiar e comunitária;
  • Referência para escuta e apoio sociofamiliar e informação para garantia de direitos;
  • Geração de trabalho e renda;
  • Orientação para outras políticas públicas;
  • Prevenção;
  • Atendimento a situações de violação de direitos violados ou ameaçados.

Quem é o assistente social?

Outro erro comum é acreditar que o assistente social é um profissional que ajuda. Essa é uma visão que os próprios alunos recém-chegados às universidades carregam consigo. “Com o decorrer da formação, eles entendem que não adianta apenas ter vontade de ajudar.

LEIA TAMBÉM:   O que e virus parainfluenza?

Como desempenhar os assistentes sociais?

Para desempenhar seu trabalho, os assistentes sociais precisam compreender as necessidades da população através da realização de estudos e pesquisas socioeconômicas sobre a realidade vivida por indivíduos e grupos da sociedade. Para a partir disto, propor ao governo medidas e políticas sociais que visam melhorar as condições de vida da população.

Como os assistentes sociais trabalham com pessoas?

Os assistentes sociais trabalham diretamente com pessoas, portanto, saber lidar com diferentes indivíduos e comunidades é imprescindível para esta profissão. Afinal, muitas vezes, esses profissionais precisam conversar com as pessoas para identificar os problemas e encontrar soluções.

Como o assistente social age na sociedade?

O Assistente Social age de forma direta em vários campos e instituições da sociedade, podendo desenvolver atividades nos domínios privados, governamentais e não governamentais, em áreas como: