Índice
- 1 O que é Sarb 24?
- 2 Quais os tipos de vulnerabilidade do consumidor?
- 3 O que é o sistema de autorregulação?
- 4 Quais são as formas de vulnerabilidade analisadas para caracterização de relação de consumo?
- 5 Quais são os clientes mais vulneráveis?
- 6 Qual o principal responsável pelas vendas em sites de e-commerce?
O que é Sarb 24?
O normativo SARB 24/2021, publicado em abril deste ano, busca estabelecer diretrizes e procedimentos para melhoria dos padrões de qualidade dos serviços das instituições financeiras no relacionamento com os consumidores considerados potencialmente vulneráveis.
O que é um consumidor vulnerável?
A vulnerabilidade é o conceito que fundamenta todo o sistema consumerista, o qual busca proteger a parte mais frágil da relação de consumo, a fim de promover o equilíbrio contratual. A vulnerabilidade da pessoa física consumidora é presumida (absoluta), mas a da pessoa jurídica deve ser aferida no caso concreto.
Quais os tipos de vulnerabilidade do consumidor?
A doutrina de forma geral conceitua a questão em tipificações diversas, no entanto, objetivando sintetizar a matéria e seguindo o entendimento majoritário, a vulnerabilidade do sujeito consumidor pode ser classificada em fática, técnica, informacional e jurídica.
Qual o objetivo do Sarb 023 2020?
Cumprindo seu compromisso com o bem-estar, a segurança e a satisfação dos consumidores, os bancos vão adotar novas ações para garantir a proteção dos clientes bancários idosos.
O que é o sistema de autorregulação?
A autorregulação bancária é um sistema de normas, criado pelo próprio setor, com o propósito básico de criar um ambiente ainda mais favorável à realização dos 4 grandes princípios que o orientam: (i) ética e legalidade; (ii) respeito ao consumidor; (iii) comunicação eficiente; (iv) melhoria contínua.
O que é consumidor vulnerável é hipossuficiente?
A vulnerabilidade é uma situação intrínseca ao consumidor, ou seja, todo consumidor é considerado vulnerável nas relações de consumo. No entanto, a hipossuficiência está relacionada com a condição de disparidade, onde o consumidor é inferior no sentido técnico.
Quais são as formas de vulnerabilidade analisadas para caracterização de relação de consumo?
Como visto, consolida-se o entendimento de que a vulnerabilidade do adquirente pode se configurar sob três modalidades diferentes: a fática, nas situações em que a insuficiência econômica, física ou até mesmo psicológica do consumidor o coloca em pé de desigualdade; a jurídica, consistente na falta de conhecimento …
Quando entra em vigor a Sarb 023?
Art. 23. Este Normativo entra em vigor em 01.07.2019.
Quais são os clientes mais vulneráveis?
São considerados clientes vulneráveis as pessoas que demonstrem menor capacidade de compreensão e discernimento para análise e tomada de decisões ou de representar seus próprios interesses.
Qual a complexidade de categorizar e mapear a vulnerabilidade dos clientes?
Mas há uma enorme complexidade em categorizar e mapear a vulnerabilidade de todos os clientes que se relacionam com cada banco. É nesse sentido, e alinhado com as boas práticas internacionais, que o setor assume mais um compromisso na direção de aprimorar a oferta e o relacionamento com os consumidores.”
Qual o principal responsável pelas vendas em sites de e-commerce?
Uma pesquisa da Custora apontou o SEO como principal responsável pelas vendas em sites de e-commerce, com 26\% da receita gerada, enquanto os links patrocinados representam apenas 15\% do volume da receita, e ações de e-mail marketing, 16\%.