O que e radiacao Como funciona?

O que é radiação Como funciona?

Ela é a energia que viaja sob a forma de partículas de alta velocidade (radiação de partículas) ou ondas (radiação eletromagnética). A radiação de partículas ocorre quando um átomo instável (ou radioativo) se desintegra. A radiação eletromagnética (EM), por outro lado, não tem massa e viaja pelas ondas.

O que gera radiação?

Podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construídos pelo homem. Possuem energia variável desde valores pequenos até muito elevados. As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama.

Qual a importância das emissões radioativas para a saúde humana?

Medicina: A irradiação possui várias aplicações na medicina. Uma delas é a radioterapia, empregada no tratamento de tumores. Também existem os radiofármacos, usados em avaliações neurológicas e cardiológicas, e os radioisótopos, cujo elemento mais comum é o iodo 131, que auxilia no diagnóstico de doenças da tireoide.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os beneficios que as pesquisas em animais podem trazer para os seres humanos?

O que é radiação corpuscular exemplos?

Radiação corpuscular é a radiação constituída de um feixe de partículas elementares ou de núcleos atômicos, tais como elétrons, prótons, nêutrons, mésons π (pi), dêuterons e partículas alfa. Além disso, partículas radiotivas emitem raios gama, que são um tipo de emissão puramente energética.

O que torna um material radioativo perigoso?

A contaminação radioativa acontece quando um material radioativo é absorvido pelo corpo de um indivíduo. Quando uma pessoa sofre contaminação radioativa, ela também se torna uma ameaça para as outras pessoas, pois o material radioativo que está presente nela continua emitindo radiações, que podem contaminar outros.

O que significa o termo radiação?

Radiação é um termo da área da Física e significa a propagação de energia de um ponto a outro no espaço ou em um meio material, com uma certa velocidade. A radiação corpuscular é constituída por partículas subatômicas, sendo os tipos mais conhecidos: elétrons, prótons, nêutrons, dêuterons e partículas alfa e beta.

Qual a quantidade de radiação que o corpo humano aguenta?

Um ser humano pode morrer em poucas horas se seu corpo inteiro for exposto à 50.000 milisieverts.

LEIA TAMBÉM:   Qual a definicao para afinacao?

Por que a radiação nuclear é perigosa?

A radiação nuclear é encontrada em fontes naturais, como o radônio, um gás que emana do solo. A radiação torna-se perigosa quando arranca elétrons de átomos ao colidir com eles, um processo que pode danificar o DNA. É o que chamamos de radiação ionizante porque um átomo que perde ou ganha elétrons chama-se íon.

Quais os benefícios da radiação para o ser humano?

Entre os vários benefícios da radioatividade destacamos sua utilização na esterilização de materiais médicos, pois matam bactérias e vírus que podem estar no material, no diagnóstico de doenças e no controle do câncer, uma vez que a radiação penetra no corpo e atinge tumores malignos.

Quais as vantagens do uso da radioatividade na área da saúde?

Sua vantagem é ter uma meia-vida curta (6,02 horas); assim, a emissão gama ocorre por um pequeno espaço de tempo, sem que haja danos significativos ao paciente. No entanto, ele não é um exame de rotina e possui um preço muito elevado, sendo feito somente quando a gravidade da doença justifica a exposição à radiação.