O que e particulas de amianto?

O que é partículas de amianto?

Ouça este artigo: Também conhecido como asbesto, o amianto é uma fibra de origem mineral extraída principalmente de rochas de silicatos e hidratos de magnésio. Ao serem inaladas, as partículas de amianto são fagocitadas pelas células dos alvéolos pulmonares, porém, não podem ser digeridas.

Qual a classificação do amianto?

São divididos em dois grandes grupos de minerais: a serpentina e o anfibólio. O grupo da serpentina tem o crisotila como a única variedade fibrosa (amianto branco), e o grupo do anfibólio apresenta cinco variedades: crocidolita (amianto azul), amosita (amianto marrom), tremolita, antofilita e actinolita.

Onde pode encontrar o amianto?

Onde pode ser encontrado? O amianto ainda se pode encontrar em certos edifícios onde foi utilizado como isolamento, mas foi igualmente utilizado para guarnições de travões e de tubagens e caldeiras (por exemplo, a bordo de navios).

Quais são as fibras do amianto?

O amianto é um mineral natural cujas fibras podem ser separadas em fios finos e duradouros. Tem sido amplamente utilizado em muitas indústrias porque as fibras são excelentes isolantes (resistentes ao calor, ao fogo e aos produtos químicos e não conduzem a eletricidade). É frequentemente utilizado para reforçar o cimento e outros materiais.

LEIA TAMBÉM:   Como o consultor precisa desempenhar um bom trabalho?

Por que o uso do amianto é proibido no Brasil?

Responsável por danos à saúde, o uso do anfibólio está proibido no Brasil desde 1995. Doenças pulmonares, câncer e tumores na pleura e no peritônio estão associados à inalação recorrente do pó de amianto. Por esse motivo, a extração e o uso foram banidos em mais de 75 países. O que é amianto?

Por que o amianto deve ser substituído?

De acordo com a lei, esses materiais devem ser completamente substituídos, especialmente em locais públicos como escolas e hospitais, por exemplo. Por ser um material composto por fibras microscópicas, o amianto pode ser inspirado para os pulmões, onde vai se acumulando e causando inflamação progressiva dos tecidos pulmonares.