Índice
O que é paleontologia e qual a sua importância?
A Paleontologia é a ciência que estuda os seres vivos que viveram num passado remoto da Terra. A Paleontologia trabalha em conjunto com a Biologia e a Geologia e é importante para entender a evolução das espécies e como os ambientes do planeta se modificaram ao longo de sua história geológica.
O que estuda a paleoantropologia?
O termo Paleoantropologia, hoje, é utilizado para se referir à subárea da arqueologia responsável pelo estudo da Evolução Humana, ou mais especificamente, das espécies hominínias (com mair ênfase nas nossas espécies ancestrais e menor ênfase nos humanos modernos).
O que as pesquisas Paleológicas e arqueológicas possibilitam?
As pesquisas paleológicas e arqueológicas possibilitam ver similitudes entre os seres humanos e algumas espécies de macacos, o que leva a argumentar sobre a existência de um ancestral comum. Os hominídeos seriam uma família que incluiria o gênero australopithecus e também o gênero humano.
Por que a paleontologia contribuiu com a teoria da evolução?
A Paleontologia contribuiu imensamente com a expansão das ideias científicas que ajudaram na Teoria da Evolução. Tanto é que, 50 anos após a descoberta dessa ciência, houve a publicação da Teoria da Evolução, escrita por Charles Darwin, ou seja, certamente as descobertas anteriores foram preponderantes para ajudar nos insights do estudioso.
Qual é a paleontologia?
A Paleontologia é uma ciência que se baseia no estudo de animais e vegetais que estiveram no planeta Terra no passado. Para isso, são analisados os fósseis que ficaram no solo, nas rochas e em outros lugares.
Qual o papel da paleontologia nos dias de hoje?
A paleontologia desempenha um papel importante nos dias de hoje. Já não é a ciência hermética, restrita aos cientistas e universidades. Todos se interessam pela história da Terra e dos seus habitantes durante o passado geológico, para melhor conhecerem as suas origens.
Qual o objeto imediato da paleontologia?
O objeto imediato de estudo da Paleontologia são os fósseis, pois são eles que, na atualidade, encerram a informação sobre o passado geológico do planeta Terra. Por isso se diz frequentemente que a paleontologia é, simplesmente, a ciência que estuda os fósseis.