O que é o PGV?

A Planta Genérica de Valores (PGV) é formulada com a utilização de cálculos que possibilitam a obtenção dos valores venais dos imóveis urbanos de um município, a partir da avaliação individual de cada propriedade, para fins de cobrança de impostos, como: IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ITBI (Imposto sobre …

O que é a planta do município?

Definição: A Planta Genérica de Valores (PGV) é o instrumento legal no qual estão estabelecidos os valores unitários de metro quadrado de terreno e de construção do município, que possibilita obter o valor venal dos imóveis.

O que é fator de comercialização de imóveis?

O Fator de Comercialização, também chamado de Terceiro Componente ou Vantagem da Coisa Feita, é definido no item 3.20 da NBR 14653-1:2001: “Fator de comercialização: Razão entre o valor de mercado de um bem e o seu custo de reedição ou de substituição, que pode ser maior ou menor que 1 (um)”.

Como calcular o PGV?

O cálculo do valor venal do imóvel segue a seguinte fórmula: V = A x VR x I x P x TR A saber: V = valor venal do imóvel; A = área do terreno ou edificação; VR = valor unitário padrão residencial, com base na Planta Genérica de Valores do Município (PGV); I = idade do imóvel (contada a partir da concessão do “Habite-se” …

LEIA TAMBÉM:   E possivel a entrada na casa sem consentimento do morador em caso de flagrante delito durante a noite?

O que é Paciguste?

e) Assinalar na planta os nomes dos logradouros. Uma forma prática consiste em se utilizar um carimbo com a palavra PACIGUSTE, palavra esta formada pelos seguintes serviços urbanos: As medidas das quadras e dos logradouros devem ser levantadas e a nova área deve ser amarrada à Planta Base por meio de pontos.

Como calcular o valor venal do terreno?

Como calcular o valor venal do imóvel no IPTU? Para entender como o valor venal de imóveis é calculado e posteriormente informado no IPTU, é utilizada a seguinte fórmula: V = A x VR x I x P x TR.

Como criar uma planta baixa em um apartamento?

Hoje, graças a softwares especializados, é possível criá-las no computador e até mesmo inovar no campo. Uma dessas novidades é a planta humanizada, em que os elementos da planta baixa de um apartamento aparecem coloridos, texturizados e iluminados, como no exemplo abaixo:

Quais são os móveis indicados nas plantas baixas?

Nas plantas baixas são indicados os acessos ao imóvel, o nível dos pisos, pé direito, os nomes e as aberturas de portas e janelas e das áreas dos ambientes e os tipos de revestimento, por exemplo. Os móveis dão uma noção também do tamanho dos ambientes, podendo ou não ser representados na planta baixa.

LEIA TAMBÉM:   Onde neva no Japao?

Qual o projeto hidráulico do imóvel?

Outro ponto a ser observado é o projeto hidráulico do imóvel. Ou seja, veja na cozinha, banheiros e área de serviço onde se localizam os espaços para os equipamentos que precisam de encanamento. Normalmente, no desenho, há um traçado que delimita o lugar para colocar o fogão, pias, geladeiras, entre outros.