O que e o monitoramento do pico de fluxo expiratorio?

O que é o monitoramento do pico de fluxo expiratório?

O Peak flow é um aparelho utilizado para medir o pico do fluxo expiratório máximo (PFE), que é a velocidade máxima alcançada pelo ar na expiração forçada, curta e rápida, após atingir a capacidade inspiratória (FRADE, 2006).

Como é realizado o exame de pico de fluxo expiratório?

Diário de Pico de Fluxo Expiratório Esse diário é obtido com a realização periódica da medida do PFE, acompanhado do seu registro em uma planilha, com o objetivo de permitir a visualização, com maior clareza, das oscilações do PFE ao longo dos dias.

Como medir o pico de fluxo de tosse?

O pico de fluxo da tosse (PFT) é o fluxo expirado máximo medido durante uma manobra de tosse por meio de um peak flow meter. A eficácia da tosse depende da magnitude do pico de fluxo.

LEIA TAMBÉM:   Que bicho e o servo?

Como calcular PFE?

Colocar o aparelho dentro da boca , pressionando o bocal com os lábios. Soprar com toda força e o mais rápido que puder; Ler na escala do aparelho o número marcado; Repetir três vezes e anotar o seu melhor resultado, isto é, a maior medida.

O que é o monitoramento do pico de fluxo expiratório PFE e qual a importância dele para o diagnóstico e tratamento do paciente asmático?

Pico de fluxo expiratório – Peak flow Este pico de fluxo é medido e os seus valores serão indicativos de presença de resistência ao fluxo aéreo nas vias aéreas. O pico de fluxo gerado pelo esforço do paciente avalia a gravidade de obstrução das vias aéreas, bem como a responsividade das mesmas à broncodilatadores.

Como é realizado o peak flow?

Pico de fluxo expiratório – Peak flow Esse fluxo é facilmente mensurado através de um aparelho manual onde o paciente segura o aparelho com suas mãos, inala o máximo de ar possível ao nível da CPT(cap. pulm. total) e, em seguida, exala o ar com força máxima dentro do bocal do aparelho.

LEIA TAMBÉM:   Quanto o cliente esta disposto a pagar?

Como avaliar a eficácia da tosse?

A eficácia da tosse é, com frequência, avaliada por meio da força muscular expiratória. Porém, não deve ser negligenciada a importância da musculatura inspiratória e do adequado fechamento e abertura da glote. Quanto maior a velocidade do fluxo de ar no momento da tosse, maior é a sua eficácia.