O que e o metodo historia oral?

O que é o método história oral?

A história oral é uma metodologia de pesquisa que consiste em realizar entrevistas gravadas com pessoas que podem testemunhar sobre acontecimentos, conjunturas, instituições, modos de vida ou outros aspectos da história contemporânea.

Qual é a contribuição da história oral?

Quando vista como uma metodologia, a história oral permite construir fontes que captam reminiscências de um tempo passado, o qual releva indícios, aflora manifestações emocionais e recupera o vivido segundo a leitura de mundo do depoente.

O que caracteriza a memória oral?

A memória mais diretamente ligada à oralidade, a memória oral, tem algumas especificidades diante da memória tomada em sentido amplo. A oral pode ser interpretada como aquela “história viva”, colorida, recheada de sentido grupal – um “quadro social da memória” do qual falava Halbwachs.

LEIA TAMBÉM:   Qual musculo trabalha o desenvolvimento?

O que é história oral PDF?

A história oral é uma história do tempo presente, pois implica uma percepção do passado como algo que tem continuidade hoje e cujo processo histórico não está acabado. A presença do passado no presente imediato das pessoas é razão de ser da história oral.

Como trabalhar com a história oral?

Trabalhando em grupos, os alunos podem escolher entre entrevistas diretivas, nas quais os entrevistadores “conduzem” as memórias dos entrevistados, ou optar pela gravação de depoimentos, nos quais o entrevistado fala livremente do tema que lhe foi proposto.

O que que é historiografia?

A historiografia é o estudo das melhores maneiras de interpretar as fontes históricas e os modos como a história é escrita (a investigação histórica e a história da história). Já a história é o que está escrito sobre o passado, com o objetivo de torná-lo o mais próximo possível do que aconteceu.

Como usar as fontes orais na pesquisa histórica?

[…] a história oral apenas pode ser empregada em pesquisas sobre temas contemporâneos, ocorridos em um passado não muito remoto, isto é, que a memória dos seres humanos alcance, para que se possa entrevistar pessoas que dele participaram, seja como atores, seja como testemunhas.

LEIA TAMBÉM:   O que e bolsa Summer?

Como os historiadores devem analisar as narrativas orais?

Para alguns historiadores tradicionais, os depoimentos orais são tidos como fontes subjetivas por nutrirem-se da memória individual, que, às vezes, pode ser falível e fantasiosa. No entanto, em História Oral, o entrevistado é considerado, ele próprio, um agente histórico.

O que é a história de vida?

A história de vida é um procedimento de investigação adotado pela Sociologia e pela Antropologia, que consiste, fundamentalmente, numa recolha intensiva de dados de carácter biográfico, sobre uma ou mais pessoas, sendo que o próprio ou os próprios são a fonte principal da informação, embora não necessariamente a única.

Quais são os exemplos de fontes orais?

As fontes históricas orais permitem perceber como o grupo envolvido no fato passado vivenciou e percebeu o desenrolar dos acontecimentos. Alguns exemplos de fontes orais são: Lendas. Mitos.

Quais são os tipos de historiografia?

Fala-se muito em tipos de historiografia que se ajustam de acordo com a ideologia ou a nacionalidade. É o caso, por exemplo, da “historiografia marxista”, “historiografia conservadora”, ou “historiografia brasileira” e “historiografia francesa”, ou inglesa”, entre outras.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os melhores pokemons para grande liga?

O que quer dizer produção historiográfica?

Historiografia como produção historiográfica Historiografia é o equivalente a qualquer parte da produção historiográfica, ou seja: ao conjunto dos escritos dos historiadores acerca de um tema ou período histórico específico.