O que e o imposto de renda?

O que é o imposto de renda?

O QUE É O IMPOSTO DE RENDA? De modo bem simples, o Imposto de Renda é uma espécie de tributo federal cuja função é arrecadar dinheiro sobre os ganhos das pessoas, sejam elas físicas (IRPF – Imposto sobre Renda de Pessoas Físicas) ou jurídicas (IRPJ – Imposto sobre a Renda de Pessoas Jurídicas).

Qual a alíquota do IRPF?

O IRPF deles é chamado de Einkommensteuer (EST) e, uma vez que também é progressivo, possui alíquotas que variam de acordo com a capacidade econômica do contribuinte. Elas se iniciam nos 15\% e vão até os 45\%, segundo tabela abaixo:

Qual é o tributo federal sobre a renda?

Ele é um tributo federal – como diz o nome – sobre a renda. Ou seja, sobre o que você ganha. E ainda acompanha a sua evolução patrimonial. Para fazer esse acompanhamento, o governo solicita aos trabalhadores e empresas que informem para a Receita Federal quais são seus ganhos anuais. Ao longo do ano, você ganha e gasta dinheiro.

Por que é cobrado o imposto de renda?

Por que é cobrado? A explicação para o pagamento do Imposto de Renda é de cunho social. A ideia é que a parcela da população com rendimentos maiores contribuem mais para o governo, a fim de gerar dinheiro para melhorias na qualidade de vida de toda população. Para onde vai esse dinheiro?

Qual o imposto de Renda retido?

O chamado Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF). Essa retenção de valores acontece nos casos de pagamentos de trabalho assalariado e não assalariado, de serviços entre pessoas jurídicas, de rendimentos de aluguéis e royalties e de rendimentos originados por investimentos.

Quem é o órgão responsável pelo imposto de renda?

No Brasil, o órgão responsável pelo IR é a Receita Federal do Brasil (RFB). O Imposto de Renda Retido na Fonte é uma obrigação tributária que as empresas são responsáveis por reter do beneficiário da renda.

O que é o imposto de renda? O imposto de renda é um tributo cobrado todos os anos, por parte do Governo Federal, incidindo sobre os ganhos de pessoas e empresas.

Qual a incidência do imposto de renda na fonte?

Nela, a incidência de imposto de renda na fonte é feita de acordo com uma alíquota única de 15\%, de maneira antecipada no recebimento dessa renda. O IR incide de acordo com a Tabela Progressiva.

Como declarar o dinheiro em espécie no imposto de renda?

Para declarar o dinheiro em espécie no programa do imposto de renda, vá em “Bens e Direitos” e localize o código 63, referente a “dinheiro em espécie – moeda nacional” ou o código 64, referente a “dinheiro em espécie – moeda estrangeira”. Em seguida especifique a quantidade de dinheiro que você tinha em 31/12/2019 e 31/12/2020.

O que é Imposto de Renda? Ele é um tributo federal – como diz o nome – sobre a renda. Ou seja, sobre o que você ganha. E ainda acompanha a sua evolução patrimonial. Para fazer esse acompanhamento, o governo solicita aos trabalhadores e empresas que informem para a Receita Federal quais são seus ganhos anuais.

Quais são as fontes de renda?

Salários, renda autônoma, aluguéis, pensão alimentícia, previdência social pública ou privada, entre outras, são consideradas como fontes de renda para calcular a renda bruta. Essa informação é necessária em situações em que o cidadão precisa comprovar renda pessoal ou familiar.

Por que é cobrado? A explicação para o pagamento do Imposto de Renda é de cunho social. A ideia é que a parcela da população com rendimentos maiores contribuem mais para o governo, a fim de gerar dinheiro para melhorias na qualidade de vida de toda população.

Como faço para declarar o imposto de renda?

Como eu faço para declarar? Todos os anos, a Receita Federal libera o programa da Declaração do Imposto de Renda. Para facilitar a vida dos contribuintes, você só precisa fazer o download do programa e preencher os campos e áreas específicas com suas informações.

LEIA TAMBÉM:   Tem alguma coisa pra fumar que nao faz mal?

Qual o prazo de entrega da Declaração de imposto de renda?

Por conta da pandemia do Covid-19, o governo federal decidiu prorrogar para 30 de junho o fim do prazo de entregada da Declaração de Imposto de Renda. Antes, o prazo se encerrava no dia 30 de abril. Você sabe que se tornou adulto e passou a ganhar dinheiro, quando você precisa declarar sua renda.

Qual a diferença entre a declaração simples e o imposto de renda?

A diferença entre elas está na fórmula de cálculo do imposto e a possibilidade de deduções no valor devido. A declaração simples prevê um desconto padrão de Imposto de Renda de 20\% sobre todos os rendimentos tributáveis, independentemente das despesas dedutíveis. Mas atenção: não se trata de uma cobrança extra, e sim uma fórmula de cálculo.

Quem precisa declarar imposto de renda?

Nem todo mundo precisa declarar Imposto de Renda; em geral, essa isenção está ligada à relação entre as faixas do Imposto de Renda e o valor de seus ganhos. No que se refere ao desconto mensal na fonte (contracheque), está isento quem ganha até R$ 1.903,98.

Quem conhece as faixas do imposto de renda?

Você conhece as faixas do Imposto de Renda? Com uma fórmula truncada, cinco faixas de renda, cinco parcelas dedutíveis difíceis de entender e poucas explicações no site da Receita Federal, a tabela do IR faz muita gente “chorar”, tanto pelo volume do tributo quanto pelo baixo retorno social do dinheiro arrecadado.