O que e o declinio cognitivo?

O que é o declínio cognitivo?

Também conhecido por declínio cognitivo leve ou transtorno cognitivo leve, esse tipo de déficit de memória deve ser entendido como uma perda discreta de memória, não demencial, cuja causa vai desde estresse ou noites mal dormidas até fases iniciais de processos da doença de Alzheimer.

Quais são as funções cognitivas afetadas no envelhecimento?

Em funções mentais, como habilidade verbal, numérica e conhecimento geral, por exemplo, há pouco declínio com o envelhecimento, mas, em outras, como a mnemônica, as funções executivas, a velocidade de processamento e o raciocínio, um declínio substancial ocorre da meia idade em diante, ou mesmo mais precocemente.

Quais são os transtornos cognitivos?

Entre elas, enquadram-se a memória, a atenção, a evocação, a linguagem, a orientação no tempo e no espaço, a inibição de comportamentos, entre outras. Os transtornos neurocognitivos, até pouco tempo, eram chamados de demência. Hoje em dia, são classificados de acordo com o impacto na vida dos indivíduos.

LEIA TAMBÉM:   Como fazer trabalho voluntario fora do Brasil?

O que é sintoma cognitivo?

Dificuldade de concentração ou atenção. Perda de memória ou dificuldade para lembrar-se das coisas. Problemas com a compreensão ou entendimento. Dificuldades com o julgamento e raciocínio.

Quais as características físicas e cognitivas do envelhecimento?

As habilidades que sofrem declínio com a idade são: memória de trabalho, velocidade de pensamento e habilidades visuoespaciais, enquanto as que se mantêm inalteradas são: inteligência verbal, atenção básica, habilidade de cálculo e a maioria das habilidades de linguagem.

O que causa problemas de cognição?

Vários fatores podem causar dano cumulativo no cérebro com a idade e ocasionar declínio cognitivo, como dano por isquemia cerebral, trauma craniano, toxinas provenientes do álcool e do tabagismo, estresse, sedentarismo, depressão e desenvolvimento de demência degenerativa – a exemplo da DA.