O que e o crime de usura?

O que é o crime de usura?

Em seu artigo 4ª, a norma prevê o crime de usura pecuniária ou real, e descreve a conduta delituosa como sendo o ato de cobrar juros, e outros tipos de taxas ou descontos, superiores aos limites legais, ou realizar contrato abusando da situação de necessidade da outra parte para obter lucro excessivo. …

Porque usura é pecado?

A usura era considerada um pecado contra a justiça pelo fato de o lucro obtido sobre o tempo de empréstimo de um dinheiro sem finalidade produtiva não ser justo para com aquele que dele necessitava.

Como é possível emprestar dinheiro a outra pessoa?

Hoje, qualquer pessoa pode emprestar dinheiro a outra legalmente e receber juros. Em investimentos P2P, o investidor disponibiliza o seu dinheiro diretamente para quem precisa. Dentre as vantagens desse investimento, além do seu retorno financeiro – já mencionado anteriormente -, está a rapidez do processo, que é todo online.

LEIA TAMBÉM:   Qual a taxa de juros da BV Financeira para veiculos?

Será que é legal emprestar dinheiro para outra pessoa física?

A resposta também é sim! É perfeitamente legal uma pessoa física emprestar dinheiro para outra pessoa física, determinando um prazo para o pagamento e juros sobre o valor emprestado. A questão é como fazer e quanto cobrar; isso sim merece a sua atenção e deve ser feito dentro da legalidade. Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP).

Como é um empréstimo de dinheiro entre particulares?

Isto, é um empréstimo de dinheiro entre particulares, e na maior parte dos casos não existe qualquer tipo de contrato nesse sentido. Obviamente que a pessoa que empresta o dinheiro poderá não o voltar a receber e a amizade ir por “água a baixo”

Qual a solução para emprestar dinheiro?

Dica: a solução passa sempre por ter uma conversa honesta. Se vai emprestar dinheiro, faça a outra pessoa perceber que pagar-lhe de volta terá que ser uma prioridade e estabeleça uma data limite (talvez até mesmo datas mensais) para concluir o pagamento total do empréstimo.