O que e logistica compartilhada?

O que é logística compartilhada?

A Logística compartilhada é baseada na economia colaborativa. Trata-se do uso compartilhado de recursos (moradia, transporte, escritório, etc) por mais de uma empresa ou por mais de uma pessoa com os mesmos interesses e necessidades, com o objetivo de baratear produtos e serviços.

Quais os benefícios da logística compartilhada?

Entenda os benefícios da adoção de processos de logística compartilhada

  • A logística compartilhada.
  • Redução dos custos de armazenamento.
  • Diminuição de custos e danos ao meio ambiente no transporte.
  • Agilidade nos processos.
  • Execução de uma gestão inteligente.
  • Análise de indicadores.

O que é distribuição compartilhada?

Plano que permite o compartilhamento de armazém e transporte por duas mais empresas, de forma a reduzir custos totais ou obter economia de escala. Este tipo de distribuição pode ser feita até mesmo por empresas concorrentes para redução de custo de transporte e armazenagem.

LEIA TAMBÉM:   Qual sera o proximo show dos BTS aqui no Brasil?

O que é logística colaborativa?

O que é logística colaborativa? Como o próprio nome dá a entender, trata-se da colaboração entre empresas parceiras, como fornecedores, distribuidores, representantes e prestadores de serviços — em alguns casos, os clientes também estão envolvidos.

Qual a importância da logística colaborativa dentro da logística reversa?

Ao incentivar uma interação coletiva, compartilhamento da força de trabalho e até de equipamentos, a estratégia torna viável a realização de movimentos sustentáveis, como a logística reversa — que tem como principal objetivo impedir que resíduos dos produtos espalhem-se no ambiente.

O que é a logística reversa e como ela funciona?

O processo de logística reversa é feito depois do produto ser utilizado. Nela, a empresa vai atrás das embalagens e após isso retorna com os resíduos. É justamente nessa etapa de coleta que há o trabalho mais complicado para as empresas realizarem. Vidro pode se transformar em novas embalagens de produtos no mercado.

O que seria a colaboração logística e como ela funciona na prática?

A colaboração logística horizontal é aquela que ocorre entre duas ou mais empresas, com a finalidade de proporcionar vantagens para todos os envolvidos, o que não seria possível sem essa parceria. Por exemplo, o compartilhamento de centro de distribuições ou de veículos para transporte.

LEIA TAMBÉM:   Qual a importancia da internet no meio empresarial?

Quais podem ser os ganhos para uma operação logística com a implantação do transporte colaborativo?

O resultado disso são atividades mais transparentes, comunicação mais eficiente e processos mais eficientes, práticos e menos custosos. Outra vantagem da logística colaborativa é na rapidez e agilidade nos processos, justamente por haver integração constante entre os envolvidos.

O que é a logística reversa?

Logística Reversa, também conhecida como logística inversa, é a área da logística com foco no retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo, visando o reaproveitamento ou Descarte Ecológico de materiais e a preservação ao meio ambiente.

Como é a logística reversa no Brasil?

A logística reversa é o procedimento que permite ao consumidor retornar à empresa um produto após seu consumo, de forma que o fabricante possibilite um descarte correto. Em 2020, o Brasil bateu recorde reciclando 97,4\% das latas de alumínio que entraram no mercado, segundo dados do setor.

Como funciona o processo colaborativo nas cadeias de suprimentos?

Uma cadeia de suprimentos colaborativa, segundo os autores, significa simplesmente que duas ou mais empresas independentes trabalham em conjunto para planejar e executar operações da cadeia com maior sucesso que alcançariam caso agissem de forma isolada.

LEIA TAMBÉM:   Quanto ganha um arquiteto senior?

Onde a logística é aplicada?

De acordo com o Guia do Estudante, quem passa pelo curso de Logística pode atuar em empresas de diversos setores. Entre as opções de atuação, estão centros de distribuição, empresas de encomendas, portos, aeroportos, terminais de carga, transportadoras e muitas indústrias.