O que e liquidante extrajudicial?

O que é liquidante extrajudicial?

Elabora os termos de arrecadação dos livros, documentos, dinheiro e demais bens, mesmo que em posse de terceiros, seja a que título for. Em seguida, com as declarações e documentos comprobatórios dos créditos em mãos, o liquidante faz suas análises.

Como se dá a escolha do liquidante?

Se não estiver designado no contrato social, o liquidante será eleito por deliberação dos sócios, podendo a escolha recair em pessoa estranha à sociedade.

O que faz um liquidante judicial?

Liquidante é o nome dado ao administrador judicial das sociedades em liquidação. A grosso modo, é o profissional que tem a função de administrar a sociedade dissolvida para findar as atividades, arrecadar os ativos, transformá-los em dinheiro, pagar os passivos e partilhar as sobras entre os sócios.

Quem escolhe o liquidante?

Se não estiver designado no contrato social, o liquidante será eleito por deliberação dos sócios, podendo a escolha recair em pessoa estranha à sociedade. I – se eleito, mediante deliberação dos sócios; II – em qualquer caso, por via judicial, a requerimento de um ou mais sócios, ocorrendo justa causa.

LEIA TAMBÉM:   Qual a influencia das 13 colônias inglesas?

O que é massa liquidanda?

MASSA LIQUIDANDA em Artigos forma especial ou qualificada de realização do ativo e liquidação do passivo, ceder o ativo a terceiros, organizar ou reorganizar a sociedade pela continuação geral ou parcial do negócio ou atividade da massa…

Quais são as responsabilidades do liquidante?

As obrigações responsabilidades do liquidante serão as mesmas dos administradores da sociedade que se liquida (art. 1.104 do CC );

Qual a finalidade da liquidação?

A liquidação é o conjunto de procedimentos para apurar os ativos da sociedade, transformar os ativos em dinheiro e pagar o passivo. Ou seja, é pôr em prática o que foi determinado pela dissolução. A liquidação tem o procedimento previsto nos artigos 1.102 a 1.112 do Código Civil – CC. 2.

Quais são os deveres do liquidante?

Ainda são seus deveres e responsabilidades: Em todos os atos, documentos e publicações, o liquidante deverá empregar a expressão “em liquidação” em seguida ao nome empresarial, assim como aplicar sua assinatura e qualificação como liquidante ( parágrafo único do art. 1.103 do CC );

LEIA TAMBÉM:   Como fazer uma reportagem de jornal?

Qual a finalidade da liquidação de sociedade?

A liquidação de sociedade constitui uma série de atos visando encerrar as atividades negociais. Tão logo a sociedade seja dissolvida, entra em liquidação, com a realização de um conjunto de ações destinadas a realização do ativo, pagamento do passivo e destinação do saldo que houver, mediante partilha, aos sócios.