O que e lingotamento continuo e quais sao as suas vantagens?

O que é lingotamento contínuo e quais são as suas vantagens?

Lingotamento contínuo é o processo pelo qual o metal fundido é solidificado em um produto semi-acabado no formato de tarugo, bloco, beam blank ou placa. Desde então, “lingotamento contínuo” evoluiu para alcançar melhor rendimento, qualidade, produtividade e eficiência de custos.

Quais são os tipos de lingotamento contínuo?

Basicamente existem três tipos de máquinas de lingotamento contínuo, que são a máquina vertical, a de dobramento de tarugo, e a de molde curvo.

Como ocorre o lingotamento contínuo?

O lingotamento contínuo é a forma de processamento da massa líquida homogênea de metal que provém da produção do aço em conversor ou forno elétrico. Neste processo o aço é solidificado em um molde de cobre refrigerado a água e posteriormente por aspersão de água.

LEIA TAMBÉM:   Qual a economia das colônias do Sul?

Qual a função do molde no lingotamento?

Sua função é promover a solidificação total do aço e resistir as tensões mecânicas provocadas pelo endireitamento. O tarugo pré-solidificado no molde é suportado por rolos e o resfriamento é realizado pelo jato de água dos chuveiros.

Qual a diferença entre o lingotamento convencional e o lingotamento contínuo?

Nos lingotes do lingotamento convencional, há variações de distribuição, de morfologia, de composição química e de quantidade de sulfetos ao longo do seu corpo, enquanto que nos tarugos de lingotamento contínuo essas variações não ocorrem.

Quais os defeitos apresentados no lingotamento contínuo?

Podem surgir defeitos internos e externos (na superfície). No lingotamento contínuo surgem tensões superficiais, em função da maior, ou menor, molhabilidade do aço líquido sobre o molde sólido.

Qual a diferença entre lingotamento contínuo e uso de lingotes?

O que é pressão Ferrostática?

A espessura da pele do veio na saída do molde varia de 10 a 30 mm suficiente para suportar a pressão exercida pelo aço líquido em seu interior (pressão ferrostática). O resfriamento secundário que inicia-se abaixo do molde tem a finalidade de acelerar a solidificação do veio, evitando o seu rompimento.

LEIA TAMBÉM:   Quanto aos produtos inflamaveis e combustiveis?

Quais os principais defeitos encontrados em um lingote?

Quando é utilizado o lingotamento convencional?

O lingotamento é usado na fabricação de metais, transformando material líquido em sólido. Neste processo, o material é resfriado e transformado em lingotes, blocos, placas entre outros; que seguem para o processo de laminação ou forjaria.

O que é o lingotamento convencional?

Lingotamento Convencional Neste processo são utilizadas lingoteiras de ferro fundido, que servem de moldes para a solidificação do aço líquido. Quando o material é retirado, entra em ação o processamento à quente dos lingotes, mediante forjamento ou laminação.

Quais as diferenças entre o lingotamento convencional e o lingotamento contínuo?