Índice
O que é hidrogênio verde?
“No sentido da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente, hidrogênio verde é um termo utilizado para se referir ao hidrogênio obtido a partir de fontes de geração de energia elétrica renováveis, as mais usadas são as eólicas e as fotovoltaicas, em um processo no qual não haja a emissão de carbono”, diz Nunes.
Como produzir hidrogênio verde?
O hidrogênio verde é produzido quando a energia renovável é usada para derivar o hidrogênio de uma fonte limpa. Isso geralmente envolve a eletrólise da água — o envio de uma corrente elétrica através da água para separar as moléculas. O hidrogênio cinza é a forma de hidrogênio mais comumente usada hoje.
Como o hidrogênio é mais eficiente?
Como o hidrogênio é um gás muito leve, o veículo como um todo pesa muito menos do que os carros tradicionais. Isso o torna mais eficiente em termos de energia para que vá mais longe e mais rápido. Os resultados já começam a aparecer.
Qual a principal vantagem do hidrogénio verde?
De facto, esta é a principal vantagem do hidrogénio verde. Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), a produção limpa de hidrogénio através da eletrólise poupar-nos-ia a emissão de 830 milhões de toneladas de gás carbónico por ano, que são emitidas durante a obtenção de hidrogénio a partir de fontes fósseis.
Por que o hidrogénio é tóxico?
O hidrogénio é o elemento mais leve e o que possui o maior valor energético. Não é tóxico. Não acarreta emissões nocivas para o ambiente. É até considerado o combustível do futuro. Não se encontra isolado na natureza, o que acaba por constituir uma alternativa mais dispendiosa. Explicamos melhor porquê.
Quando o hidrogênio é combustível?
Quando o hidrogênio quer ser combustível, é o mais democrático de todos. Pode ser hidrogênio cinza, produzido a partir de fontes fósseis como diesel, gás natural e biogás (estima-se que 95\% de todo o hidrogênio produzido atualmente vem do gás natural).