O que e fibromialgia cistica?

O que é fibromialgia cística?

A fibrose cística, também conhecida como mucoviscidose, é uma doença genética, hereditária, autossômica e recessiva, ou seja, passa de pai/mãe para filho(a). Sua principal característica é o acúmulo de secreções mais densas e pegajosas nos pulmões, no trato digestivo e em outras áreas do corpo.

Como identificar fibrose cística?

Principais sintomas

  1. Sensação de falta de ar;
  2. Tosse persistente, podendo haver catarro ou sangue;
  3. Chiado ao respirar;
  4. Dificuldade para respirar após exercício;
  5. Sinusite crônica;
  6. Pneumonias e bronquites frequentes;
  7. Infecções pulmonares recorrentes;
  8. Pele e olhos amarelados;

O que é fibrose cística no Recém-nascido?

A fibrose cística, também conhecida como Doença do Beijo Salgado ou Mucoviscidose, é uma doença genética crônica que pode ser identificada logo nos primeiros dias de vida por meio do Teste do Pezinho.

LEIA TAMBÉM:   Que dia vai ser o pagamento da Prefeitura de BH?

Quais os pontos do corpo que a fibromialgia ataca?

Principais pontos de dor da fibromialgia

  • Tórax;
  • Cervical;
  • Dorso;
  • Abdome;
  • Lombar;
  • Ombro D;
  • Ombro E;
  • Mandíbula D;

Como fica o corpo de quem tem fibromialgia?

Junto com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.

Como identificar fibrose cística no Teste do Pezinho?

Quando o teste do pezinho vier alterado para Fibrose Cìstica, é necessário realizar também o Teste do Suor, para confirmar ou descartar o diagnóstico. O Teste do Suor é considerado o exame padrão ouro para o diagnóstico da Fibrose Cística. Ele pode ser realizado em hospitais e laboratórios de todo o Brasil.

Quando suspeitar de fibrose cística?

Sintomas. Pneumonia e bronquite recorrentes, tosse constante com catarro e, eventualmente sangue, dificuldade de crescimento e ganho de peso abaixo do normal podem ser os primeiros indicativos de fibrose cística. Além disso, o muco do pulmão fica mais espesso do que o normal, o que dificulta a respiração.

LEIA TAMBÉM:   Qual a principal causa da estomatite?

O que a fibrose cística pode causar?

O muco espesso leva ao acúmulo de bactéria e germes nas vias respiratórias, podendo causar inchaço, inflamações e infecções como pneumonia e bronquite, trazendo danos aos pulmões. Esse muco também pode bloquear o trato digestório e o pâncreas, o que impede que enzimas digestivas cheguem ao intestino.

O que pode causar fibrose cística?

A fibrose cística acontece quando uma pessoa herda duas cópias defeituosas (variantes) de um gene em particular, uma do pai e outra da mãe. Esse gene é denominado regulador de condutância transmembrana da fibrose cística (do inglês “cystic fibrosis transmembrane conductance regulator”, CFTR).

Quais os sintomas de fibrose cística em Recém-nascido?

Dentre os sintomas mais comuns estão: dificuldade ou atraso no crescimento e no ganho de peso, tosse crônica, chieira torácica, infecções pulmonares (pneumonias) de repetição, sinusites freqüentes, suor muito salgado (que pode ser sentido ao beijar a pele do bebê ou da criança) diarreia crônica, infertilidade.

O que pode causar fibrose cística em bebês?

A fibrose cística é causada por variantes genéticas hereditárias que fazem com que secreções espessas e pegajosas obstruam os pulmões e outros órgãos.