O que e considerado parente por afinidade?

O que é considerado parente por afinidade?

Parentesco por afinidade, que também pode ser na linha reta ou colateral, é aquele travado entre um cônjuge ou companheiro e os parentes do outro. Entre os cônjuges não hávparentesco, há casamento. O vínculo não é parental; é CASAMENTÁRIO. O parentesco por AFINIDADE na linha reta também é ad infinitum.

É verdade que não existe Ex-sogra?

Eis o que dispõe o artigo 1.595 do Código Civil: “Cada cônjuge ou companheiro é aliado aos parentes do outro pelo vínculo da afinidade”. Em outras palavras: o vínculo de afinidade não se rompe, portanto: sogra é para sempre, não existe ex-sogra.

Pode usar o sobrenome do Ex-marido?

Mulher tem direito a manter sobrenome do ex-marido mesmo após concluído divórcio. A câmara entendeu que, após tanto tempo, o sobrenome do ex-marido já está incorporado ao nome da mulher, de modo que retirá-lo implicaria evidente prejuízo para sua identificação. A decisão foi unânime.

LEIA TAMBÉM:   O que e Contribuicao para o Fomento da radiodifusao publica?

O que é vínculo pela afinidade?

A afinidade surge da relação familiar decorrente do vínculo do casamento ou das relações entre companheiros em razão da união estável. Ou seja, são parentes por afinidade o sogro, a sogra, a nora, o genro e os cunhados.

Porque sogra nunca deixa de ser sogra?

SOGRA é PARA SEMPRE! Pelo menos para o direito. Juridicamente falando, não existe Ex-sogra. A partir do momento que você junta as escovas de dente, segundo o código civil, o seu sogro ou sogra torna-se seu parente por afinidade, vínculo este que não se encerra nem mesmo com o divórcio do casal.

Sou obrigada a retirar o sobrenome do meu Ex-marido?

O ex-cônjuge tem a escolha de poder retirar ou não o sobrenome do seu nome. Assim como também não é obrigatório ter que adquirir ao seu nome o sobrenome de um cônjuge após o casamento 3. É importante frisar também que, o ex-cônjuge não pode obrigar o outro a tirar o seu sobrenome caso ele queira permanecer com ele.