O que é Cbpda?

O Certificado de Boas Práticas de Distribuição e/ou Armazenagem (CBPDA) é o documento emitido pela Anvisa atestando que determinado estabelecimento cumpre com as Boas Práticas de Distribuição e Armazenagem ou Boas Práticas de Armazenagem dispostas na legislação em vigor.

O que é RDC 430 20?

Este documento de Perguntas & Respostas se refere à Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 430/2020, que dispõe sobre as Boas Práticas de Distribuição, Armazenagem e Transporte de Medicamentos, que entrou em vigor no dia 16 de março/2021.

O que muda com a RDC 430 2020?

Armazenagem: o que diz a RDC 430/2020 Os medicamentos avariados devem ser retirados dos estoques utilizáveis e armazenados separadamente como reprovados. As mudanças da RDC 430 no item armazenagem também se aplicam durante o transporte, armazenagem em transporte ou guarda por operadores logísticos.

LEIA TAMBÉM:   Quanto e o salario de um controlador de trafego aereo?

O que diz a RDC 304?

A RDC 304 é uma norma publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em setembro de 2019, que define as boas práticas de distribuição, armazenagem e de transporte de medicamentos. Ainda, também se aplica à armazenagem e transporte de produtos a granel.

Como conseguir o certificado de Boas Práticas?

Para obter esse certificado, os estabelecimentos devem passar por uma inspeção, que deve ser realizada em cada uma das linhas de produção em que se deseja obter a certificação – ainda que se trate de uma única planta da indústria.

O que a RDC 304 2019 orienta sobre o armazenamento de medicamentos termolábeis?

Deve-se minimizar a exposição à temperatura ambiente durante o recebimento e a expedição de medicamentos termolábeis, incluindo, se necessário, a adoção de áreas refrigeradas junto aos espaços de recebimento e expedição.

Como imprimir Certificado de Boas Práticas de Fabricação?

Para emissão do certificado segue o passo a passo:

  1. Acessar o sistema de peticionamento eletrônico (https://portal.anvisa.gov.br/sistema-de-peticionamento);
  2. Clicar no ícone “Emitir Certificado de Boas Práticas”;
  3. Incluir o número da transação;
  4. Clicar em “Emitir certificado”