Índice
O que é canais de distribuição reversa?
Em vez de levarem produtos aos clientes, os canais de distribuição reversos fazem o caminho contrário: devolvem os produtos comercializados ou parte deles ao fabricante. Eles podem ser utilizados, por exemplo, em casos de defeitos de fabricação ou para o reaproveitamento de embalagens.
São exemplos de canais de distribuição reversos?
Um exemplo de canal reverso de grande importância é o da venda industrial de materiais em leilões, na forma de sucata e equipamentos usados, constituindo- se em fonte primária de pós-consumo, em que são adquiridos e coletados bens de pós-consumo ou pós- uso: bens do ativo fixo em condições de uso, como máquinas.
São características da distribuição reversa?
Caracterizações da Logística Reversa Há, por exemplo, atividades logísticas de coletar, o desmonte e o processo de produtos ou materiais e de peças usadas, a fim de assegurar uma recuperação sustentável dos mesmos e para que não prejudiquem o meio ambiente REVLOG (2005).
Quais os canais de distribuição pós-consumo?
Os canais de distribuição reversos de pós-consumo constituem-se pelo fluxoreverso de produtos ou materiais constituintes que surgem no descarte dosprodutos depois de encerrada a vida útil e que retornam ao ciclo produtivo(LEITE, 2003). Esses canais podem ser de reciclagem ou de reuso.
O que é reuso na logística reversa?
A logística reversa reuso consiste em a empresa conseguir lucrar ao vender resíduos, assim, os resíduos são colocados em leilões. Isso ocorre, em sua maioria com matérias que são descartados como livros, equipamentos eletrônicos, móveis, dentre outros. Assim, evita-se o descarte de maneira incorreta de tais resíduos.
O que é o canal de distribuição reverso de pós-consumo?
Logística reversa pós-consumo Este canal de distribuição da logística reversa consiste no retorno de produtos já consumidos ou vencidos para o fabricante. É muito empregado no retorno de embalagem descartável, já que o sistema prioriza a reciclagem dos seus materiais.
Qual é a distribuição?
Distribuição é “o conjunto de atividades entre o produtopronto para o despacho e sua chegada ao consumidor final” MARTINS e CAMPOS ALT (2005, p. 312). Essas atividades constituem os canais de distribuição diretos.
Qual a diferença entre o produto logístico e o produto de distribuição?
Esta diferença se faz necessária, pois o produto logístico, os canais de distribuição reversos em que os produtos percorrem, os objetivos de negócio e, por fim, as técnicas operacionais utilizadas em cada área de atuação, são distintos.
Qual o segredo das estratégias de marketing mix?
Esse portanto, tem sido o grande segredo das estratégias de Marketing Mix: investir na distribuição por meio de estratégias de Marketing de Canal, também conhecidos como Marketing Cooperado.
Quais são os canais de distribuição reversos?
Canais de Distribuição Reversos (CDRs) Adistribuição representa para a empresa o último passo antes de colocar o produtoà venda no mercado. Distribuição é “o conjunto de atividades entre o produtopronto para o despacho e sua chegada ao consumidor final” MARTINS e CAMPOS ALT (2005, p. 312). Essas atividades constituem os canais de distribuição