O que e Avulsao de plexo braquial?

O que é Avulsao de plexo braquial?

A avulsão do plexo braquial é afecção de ordem traumática relativamente comum, ocasionando paralisia grave do membro torácico. É freqüentemente confundida com paralisia do nervo radial, havendo controvérsias sobre o tratamento.

O que significa plexo braquial?

O plexo braquial (PB), é uma estrutura nervosa na região do pescoço e ombro, formada pela junção dos vários nervos que saem da medula e se dirigem ao membro superior. A lesão desta estrutura leva a paralisias, alterações de sensibilidade e dores que podem incapacitar o paciente.

Qual é o nervo do plexo braquial?

O plexo braquial é um grupo de nervos localizados na região do pescoço. Esses nervos funcionam como cabos que ligam a medula espinhal e o cérebro aos membros superiores. Eles controlam os músculos do ombro, cotovelo, punho e mão, além de proporcionar sensibilidade nas extremidades.

LEIA TAMBÉM:   Quanto tempo pode deixar carne de porco na geladeira?

É característica do plexo braquial?

O plexo braquial é uma conjugação de tecido nervoso que é constituída de fibras formadas pelos ramos ventrais das raízes dos quatro nervos cervicais inferiores e do primeiro nervo torácico (C5-C8 e T1). Seus ramos se irradiam como grandes nervos responsáveis pela inervação cutânea e motora de todo o membro superior.

O que causa dor no plexo braquial?

As causas da lesões Os nervos do plexo braquial podem ser danificados pelo alongamento, pressão ou corte. O alongamento é o tipo mais comum e ocorre quando a cabeça e o pescoço são forçados para longe do ombro. As causas mais comum são acidentes de alta energia como queda de motocicleta ou acidente de carro.

Como avaliar o plexo braquial?

A avaliação inicial do plexo braquial deve ser realizada por meio do estudo radiológico convencional e, dependendo do contexto clínico, ser complementada pela RM, que deve ser solicitada especificamente para avaliação do plexo braquial.

Quais os tipos de lesão do plexo braquial?

Os tipos de lesões traumáticas do plexo braquial

  • Lesão do tronco superior (C5 e C6) – afeta principalmente os movimentos e a sensibilidade do ombro e cotovelo.
  • Lesão do tronco inferior (C8 e T1) – afeta principalmente os movimentos e a sensibilidade da mão e do punho.
LEIA TAMBÉM:   Porque Separar alimentos crus e cozidos?

Quantos nervos tem o plexo braquial?

Plexo braquial consiste em um conjunto de nervos formado pelo ramo anterior da medula espinhal dos quatro nervos cervicais e o primeiro nervo torácico (C5, C6, C7, C8 e do T1). Esse plexo se estende desde a medula espinhal, através do canal cervical axilar, sobre a primeira costela, e na axila.

Qual é a formação do plexo braquial?

(A) O plexo braquial é formado pelo entrelaçamento dos ramos ventrais dos quatro últimos nervos cervicais, juntamente com o primeiro nervo torácico. (B) Os troncos do plexo braquial são divididos em superior (C5 e C6), médio (C7) e inferior (C8 e T1).

Quais as estruturas que compõem o plexo braquial?

O plexo braquial é formado por 4 raízes da coluna cervical (C5 a C8) e 1 raíz da coluna torácica (T1). Essas raízes formam os troncos superior, médio e inferior que se bifurcam em divisões anteriores e posteriores.