O que e avaliacao geriatrica?

O que é avaliação geriátrica?

A Avaliação Geriátrica Ampla (AGA) surgiu como forma de avaliar esses pacientes, incluindo diversos aspectos da sua vida, como o físico (médico), o mental, o social, o funcional e o ambiental.

O que é a avaliação geriátrica ampla?

A AGA é sempre multidimensional, frequentemente interdisciplinar e tem por objetivo determinar as deficiências e incapacidades apresentadas pelo idoso, objetivando o planejamento do cuidado e de acompanhamento a longo prazo.

Quais são os principais pontos que precisam ser abordados em uma avaliação na pessoa idosa?

Avaliar um idoso em uma consulta compreende uma visão multidimensional e transdisciplinar, com utilização de testes e escalas que permitem uma análise global do paciente em aspectos biológicos, psicológicos e sociais.

LEIA TAMBÉM:   O que e um material opaco?

Qual a diferença da avaliação geriátrica ampla da avaliação Básica?

Código TUSS – 2.01.01.23-6 Avaliação geriátrica ampla – AGA Ela difere do exame clínico padrão por enfatizar a avaliação da capacidade funcional e da qualidade de vida e por basear-se em escalas e testes quantitativos.

O que é a avaliação geriátrica ampla e quais parâmetros Ela avalia?

AGA ou avaliação geriátrica ampla consiste em uma ferramenta composta por escalas que dimensionam globalmente o paciente idoso permitindo identificar quais são os idosos com maior fragilidade, além de questão escala avalia multidimensionalmente o indivíduo e utilizando o método centrado na pessoa.

Qual a importância da aplicação da avaliação geriátrica ampla Agá na avaliação do idoso?

Os benefícios da AGA dependem da população, do formato de aplicação e do local de estudo. De forma geral, a AGA é direcionada a idosos frágeis, com risco aumentado para eventos negativos, e não parece beneficiar da mesma maneira os pacientes mais saudáveis ou aqueles em fase terminal de vida.

São características da avaliação geriátrica ampla?

A Avaliação Geriátrica Ampla (AGA) tem o objetivo de diagnosticar precocemente problemas de saúde e de condições de vida. Os principais aspectos avaliados são estado funcional, nutricional, mobilidade, condições sensoriais, cognição e humor, suporte social e ambiente.

LEIA TAMBÉM:   O que e desinflacao na economia?

Quem pode aplicar a AGA?

Aplicação da AGA na prática clínica Para a melhor utilização da avaliação geriátrica ampla (AGA), é interessante o recrutamento de uma equipe multiprofissional básica (médico, enfermeiro e assistente social) ou ampliada (profissionais como fisioterapeuta, nutricionista, farmacêutico, dentre outros).

São sinais de alarmes ao avaliar um idoso?

leia mais , que são pouco diagnosticadas no idoso. Tais sinais incluem confusão, raiva, hostilidade, odor etílico na respiração, diminuição do equilíbrio e da marcha, tremores, neuropatia periférica e deficiência nutricional.

Como avaliar a saúde do idoso?

A avaliação do idoso normalmente difere da avaliação médica padrão….Entrevista

  1. Depressão: O paciente idoso pode omitir ou negar sintomas de ansiedade ou depressão, mas traí-los pela voz baixa, entusiasmo moderado ou mesmo lágrimas.
  2. Saúde mental e física: O que o paciente diz sobre o sono e o apetite pode ser revelador.

Qual o conceito e os domínios principais da avaliação geriátrica ampla?

Segundo as autoras, este tipo de avaliação é conhecida, atualmente, como Avaliação Geriátrica Ampla (AGA) que é definida como um processo diagnóstico multidimensional freqüentemente interdisciplinar, associada a elementos clínicos (exames tradicionais), avaliação social, funcional, nutricional e neuropsicológica.

LEIA TAMBÉM:   O que estraga a mente?

Quais parâmetros devem ser avaliados na avaliação funcional do idoso?

Testes para avaliação da capacidade funcional

  • Capacidade aeróbica (Teste de Caminhada de 6 minutos e Escala de Borg)
  • Teste de força de membros superiores (Dinamômetro de mão)
  • Teste de força de membros inferiores (Teste de sentar e levantar da cadeira)
  • Teste de mobilidade funcional (Timed up and Go)