O que e a politica energetica brasileira?

O que é a política energética brasileira?

A política energética brasileira baseia-se na Lei 9478/1997, que destaca a importância da sustentabilidade das soluções preconizadas, a utilização de energias renováveis, o uso eficiente da energia, a diversificação da matriz energética e a preservação do meio ambiente.

Qual a função do Conselho Nacional de Política Energética?

O que é o CNPE? CNPE é a sigla para Conselho Nacional de Política Energética, órgão responsável por assessorar o presidente da República a respeito de assuntos relacionados à formulação de políticas nacionais e diretrizes energéticas. Ele foi criado em 1997 e é presidido pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

LEIA TAMBÉM:   Quanto ganha um profissional da Construcao Civil?

O que significa setor energético?

“Setor energético” representa as indústrias que transformam energia primária em energia secundária (por exemplo, a transformação do petróleo nas refinarias) e esse processo também consome energia.

Qual a produção de energia do Brasil?

A energia hidroelétrica é a principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no país. Atualmente, 90\% da energia elétrica consumida no país advém de usinas hidrelétricas. Apesar disso, o país só utiliza 25\% do seu potencial hidráulico.

Quem gera energia no Brasil?

As empresas estatais Petrobras e Eletrobras são os principais atores do setor de energia do Brasil, assim como da América Latina.

Quais são as atribuições do CNPE ministérios de Minas e Energia e da ANP?

III – proteger os interesses do consumidor quanto a preço, qualidade e oferta dos produtos; IV – proteger o meio ambiente e promover a conservação de energia; V – garantir o fornecimento de derivados de petróleo em todo o território nacional, nos termos do § 2º do art.

Quem são os membros do CNPE?

Relação de integrantes do CNPE

  • – o Ministro de Estado de Minas e Energia, que o presidirá;
  • – o Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República;
  • – o Ministro de Estado das Relações Exteriores;
  • – o Ministro de Estado da Economia;
  • – o Ministro de Estado da Infraestrutura;
LEIA TAMBÉM:   Qual a estrutura que regula a passagem do alimento do esôfago para o estômago e que evita o refluxo do conteudo estomacal?

Quais foram as principais resoluções voltadas ao setor energético?

As Leis 8987 e 9074/95 (novas Leis de Concessões), introduziram profundas e importantes alterações, em especial quanto: (i) à licitação dos novos empreendimentos de geração; (ii) à criação da figura do Produtor Independente de Energia; (iii) ao livre acesso aos sistemas de transmissão e distribuição; e (iv) à liberdade …

Qual é o centro da política energética da UE?

No centro da política energética da UE está uma série de medidas cujo objetivo é alcançar um mercado energético integrado, a segurança do aprovisionamento energético e um setor energético sustentável. Artigo 194.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia (TFUE).

Qual a estratégia para uma união da energia?

Em 25 de fevereiro de 2015, a Comissão publicou a Estratégia para uma União da Energia ( COM (2015)0080) tendo em vista uma União da Energia que ofereça aos agregados familiares e às empresas da UE um aprovisionamento energético seguro, sustentável, competitivo e a preços acessíveis.

Quais são os objetivos da União da energia?

Em conformidade com a União da Energia (2015), os principais objetivos da política energética da UE são: diversificar as fontes de energia da Europa, garantindo a segurança energética através da solidariedade e da cooperação entre os países da UE;

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os nutrientes encontrados na agua?

Qual o Plano Estratégico Europeu para as tecnologias energéticas?

O Plano Estratégico Europeu para as Tecnologias Energéticas (Plano SET), adotado pela Comissão em 22 de novembro de 2007, visa acelerar a introdução no mercado e implantação de um sistema energético neutro do ponto de vista do clima mediante a adoção de tecnologias hipocarbónicas.

Qual seria o consumo de biodiesel com a adição de 3?

O consumo de biodísel com a adição de 3\% seria de: 0,03.

Como emitir o certificado ANP?

O primeiro passo para o revendedor tirar seu Certificado de Posto Revendedor da ANP é por meio do cadastro no Sistema de Registro de documentos de Postos Revendedores – SRD/PR. Você deverá clicar em “Cadastrar Novo Usuário”, registrar um e-mail válido e autenticar o acesso com o certificado digital.