O que e a elite criolla?

O que é a elite criolla?

Os criollos eram a elite americana descendente de espanhóis, excluída dos altos cargos dirigentes, embora constituíssem a classe dos grandes proprietários de terras, dos arrendatários de minas, dos comerciantes e dos pecuaristas.

Quem era a elite na América Espanhola?

Chapetones: eram a elite colonial, controlavam a colônia e ocupavam os altos cargos administrativos. Criollos: vinham logo abaixo. Eram os filhos dos espanhóis nascidos na colônia e integravam a nobreza, sendo, ainda, grandes latifundiários. Negros e índios: estavam na base da pirâmide social.

Qual é o projeto de Simón Bolívar para a América?

Responsável pela luta que deu origem à independência de Venezuela, Colômbia, Equador, ao Peru e à Bolívia, Simón Bolívar sonhava com a consolidação de uma Pátria Grande.

Qual a participação dos criollos na independência da América espanhola?

LEIA TAMBÉM:   O que e financiamento do desenvolvimento econômico?

Muitos dos criollos eram comerciantes e desejavam o livre comércio para o aumento dos lucros. Mesmo o que não estavam envolvidos com o comércio, lutaram pela emancipação em busca de maior poder político.

Quem eram os chapetones na América Espanhola?

Os chapetones eram colonos criados na Espanha, porém, viviam na América, ocupavam os principais cargos administrativos, militares e religiosos, também representavam o interesse político-administrativo da Coroa Espanhola nas terras do continente americano.

Quais as atividades econômicas exercidas pelos criollos?

Os criollos viviam uma condição econômica abastada, podendo praticar o comércio, deter a propriedade de terras e a exploração da força de trabalho nativa e escrava.

Qual a importância de Simón Bolívar no processo de independência da América?

Bolívar atuou diretamente na luta contra os espanhóis pela independência de Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. Enxergava na união das nações sul-americanas uma forma de combater a miséria e de resistir a ações de países estrangeiros, como a Inglaterra, os Estados Unidos e a própria Espanha.

Quais foram os processos da Independência da América Espanhola?

LEIA TAMBÉM:   Quais foram as consequencias para a Espanha apos a derrota da Invencivel Armada?

Os movimentos de emancipação estiveram divididos em três fases denominadas: Movimentos precursores – 1780 a 1810. Rebeliões fracassadas – 1810 a 1816. Rebeliões vitoriosas – 1817 a 1824.

Quem foi o líder da Independência da América Espanhola?

Simón Bolívar
Pablo MorilloJosé Tomás Boves
Guerras de independência na América espanhola/Comandantes

O que faziam os criollos?

Os criollos viviam uma condição econômica abastada, podendo praticar o comércio, deter a propriedade de terras e a exploração da força de trabalho nativa e escrava. Contudo, sua atuação política ficava restringida por não terem nascido na Espanha.