O que e a Educacao Permanente em saude?

O que é a Educação Permanente em saúde?

A Educação Permanente em Saúde (EPS) traz como marco conceitual uma concepção de trabalho no SUS como aprendizagem cotidiana e comprometida com os coletivos. Os atores do cotidiano são os principais detentores da tomada de decisão sobre acolher, respeitar, ouvir, cuidar e responder com elevada qualidade.

Quais são os objetivos da Política Nacional de Humanização?

A Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS tem como propósitos: Familiarizar trabalhadores, gestores e usuários do SUS com os princípios e as diretrizes da humanização; Implementar processos de acompanhamento e avaliação, ressaltando saberes gerados no SUS e experiências coletivas bem-sucedidas.

O que é a valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde?

Por humanização entendemos a valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores.

LEIA TAMBÉM:   Quem e o jogador Joao Pedro?

Para que serve a Educação Permanente em saúde?

A educação permanente em saúde (EPS) tem como objeto de transformação o processo de trabalho, orientado para a melhoria da qualidade dos serviços e para a eqüidade no cuidado e no acesso aos serviços de saúde. Parte, portanto, da reflexão sobre o que está acontecendo no serviço e sobre o que precisa ser transformado.

Quais os princípios da Política Nacional de Humanização?

A Política Nacional de Humanização se pauta em três princípios: inseparabilidade entre a atenção e a gestão dos processos de produção de saúde, transversalidade e autonomia e protagonismo dos sujeitos.

São objetivos da Política Nacional de Humanização exceto?

São propósitos da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS, EXCETO: d) Aprimorar, ofertar e divulgar estratégias e metodologias de apoio a mudanças não sustentáveis dos modelos de atenção e de gestão.

Como o HumanizaSUS se operacionaliza?

A Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão no SUS (PNH) é uma política do SUS, também chamada de HumanizaSUS, traçada a partir de princípios e diretrizes, cuja operacionalização se dá por meio de métodos e dispositivos pautados na tríplice inclusão de sujeitos representativos na saúde: usuários, gestores e …

LEIA TAMBÉM:   Qual a unica prova produzida no IP e nao precisa ser reproduzida em juizo?

O que é horizontalidade do cuidado?

A operacionalização deste modelo implica em reorganizar o sistema a partir da ideia de “horizontalidade” da atenção à saúde, que pode permitir, por meio da integração com os outros níveis de cuidado, uma assistência continuada à população.