O que e a cultura de periferia?

O que é a cultura de periferia?

A chamada cultura periférica ou arte de periferia é composta de um conjunto de ações, tais como saraus com poetas e escritores moradores desses bairros, produções de audiovisual, músicas, grafites, danças, cortejos e batucadas, que apontam para outro imaginário simbólico desses locais.

Porque a cultura da periferia?

Pessoas que moram em periferias precisam de mais espaço na sociedade e, por isso, a cultura periférica está cada vez mais difundida pelos 4 cantos. As comunidades periféricas, com sua cultura e criatividade são fontes inesgotáveis de aprendizado. Nesses locais também têm muito conhecimento e geração de valor.

Qual tem sido o papel da literatura na voz de jovens periféricos?

A literatura marginal, ou periférica, é uma maneira de afrontar a literatura tradicional – livros que são recomendados do ensino básico ao superior por serem referências – ela é capaz de democratizar o acesso à arte fazendo com que surjam novas formas de manifestações artísticas.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao as areas do planeta que apresentam pouca ou nenhuma interferencia da acao humana?

Quais são as ações da arte na periferia?

No caso das artes visuais, ele explica que elas se apropriam da intervenção da letra – no caso da pichação – e da figura – no caso do grafite. …

O que é arte da periferia?

A arte na periferia Na mesma linha, a produção artística também foi usada como sobrevivência material, ou seja, o ganho de renda por meio da arte era uma alternativa entre a exploração capitalista e as atividades ilícitas.

O que é arte periferica?

As artes visuais sempre estiveram em um lugar ambíguo. Estamos falando dos artistas periféricos, aqueles que estão geograficamente ou mercadologicamente fora do Centro. …

Porque a cultura passou a ser adotada é renovada na periferia?

Como coloca a autora, “a ‘cultura’ passou a ser adotada e renovada na periferia. Acredito firmemente na existência de esquemas interiorizados que organizam a percepção e a ação das pessoas e garantem um certo grau de comunicação em grupos sociais, ou seja, algo no gênero do que se costuma chamar de cultura.

LEIA TAMBÉM:   Como era o modo de vida dos nativos?

Qual a principal proposta da arte na periferia?

A ideia principal da Arte Urbana ou “street art”, como também é chamada, é justamente migrar dos lugares ditos “consagrados”, ou seja, destinados à exposição e apresentações artísticas como teatros, cinemas, bibliotecas e museus, e expandir para locais de visibilidade da arte cotidiana, espalhada pelas ruas.

O que é arte na periferia e sua importância?

A arte na periferia Também foram estudados os possíveis motivos para o grande aumento de atividades artísticas na periferia nos últimos 20 anos. Para esse fenômeno há várias explicações. Segundo o pesquisador, a arte foi usada como pacificação, como uma saída para a espiral de violência da década de 1990.