O que diz a teoria interacionista sobre aprendizagem e desenvolvimento?

O que diz a teoria interacionista sobre aprendizagem e desenvolvimento?

A concepção Interacionista de desenvolvimento apoia-se na ideia de interação entre organismo e meio e vê a aquisição de conhecimento como um processo construído pelo indivíduo durante toda a sua vida, não estando pronto ao nascer nem sendo adquirido passivamente graças às pressões do meio. …

Quais são as teorias Interacionistas?

Dentre as teorias interacionistas destacam-se: a teoria Interacionista Piagetiana e a Teoria Sócio-interacionista de Vygotsky. Nos tópicos que seguem procuraremos apresentar, através de uma pequena síntese, os principais enfoques das teorias dos mais importantes representantes do interacionismo: Piaget e Vygotsky.

Quais as contribuições da teoria sócio interacionista a educação?

A dinâmica da aprendizagem se dá através de interações mútuas, nas quais educandos e professores estabelecem relações sociais e afetivas. Na sala de aula inclusiva, essas relações se orientam para promover e efetivar a aprendizagem formal.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os seus atributos mais importantes que podem contribuir para essa vaga?

O que defende a concepção interacionista do Desenvolvimento para a Educação?

O principal teórico desta vertente educacional é o psicólogo Jean Piaget. A metodologia interacionista defende que fatores orgânicos e ambientais exercem influência no processo de desenvolvimento dos seres humanos, inclusive em sua formação educacional.

Por que dizemos que o construtivismo faz parte do conjunto das teorias Interacionistas de aprendizagem?

As Teorias Interacionistas do desenvolvimento apoiam-se na ideia de interação entre o organismo e o meio. Podemos empregar o termo construtivismo como sinônimo de interacionismo, uma vez que existe a “construção” do conhecimento considerada a verdadeira aprendizagem.

Qual a principal contribuição da teoria Sociointeracionista?

A partir da conceituação de instrumentos e de signos, na perspectiva da teoria sociointeracionista, compreende-se a linguagem, sistema de comunicação de todos os grupos humanos. O homem então cria sistemas de linguagem, palavras, números e oralidades a partir dessa necessidade de comunicação e interação social.