O que deve ter em um projeto politico pedagogico?

O que deve ter em um projeto político pedagógico?

Segundo especialistas, a elaboração do PPP deve contemplar:

  • missão;
  • clientela;
  • levantamento de dados sobre aprendizagem;
  • relacionamento com a família;
  • recursos;
  • diretrizes pedagógicas — que envolvem: concepção metodológica, avaliação e currículo;
  • plano de ação — que é o desdobramento do PPP no Plano Escolar Anual.

Como elaborar um projeto político pedagógico de uma escola?

Como desenvolver um Projeto Político Pedagógico para a sua escola…

  1. Envolva toda a comunidade escolar na construção do PPP.
  2. Utilize linguagem simples.
  3. Faça uma análise realista.
  4. Sonhe.
  5. Respeite as diretrizes legais.
  6. Elabore um Projeto Político Pedagógico concreto.
  7. Defina as prioridades.
  8. Disponibilize o documento.
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O que deve constar no Regimento escolar?

É um documento que deve ser elaborado com a participação dos diversos segmentos da escola, aprovado pelo Conselho Escolar da própria instituição e pela entidade mantenedora, em casos de escolas integrantes da rede privada, como também pelos sistemas de ensino, aos quais as escolas se jurisdicionam. …

Qual é o objetivo do planejamento dentro do projeto político pedagógico?

Seu significado está relacionado à possibilidade de fazer da escola um espaço emancipatório que atua na formação de cidadãos ativos na construção da sociedade; Se o objetivo do PPP é estipular quais são os objetivos da instituição e o que a escola fará para alcançá-los, essas dimensões são complementares.

Quais são as maiores dificuldades na montagem do projeto político pedagógico?

De acordo com o autor, a maioria dos problemas deve-se:

  • à pouca experiência democrática;
  • à mentalidade que atribui aos técnicos (e apenas a estes) a capacidade governar e que o povo é incapaz de exercer poder;
  • à própria estrutura verticalizada de nossos sistemas educacionais;
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Como fazer o PPP da escola de acordo com a Bncc?

O projeto ideal deve apresentar:

  1. identificação e missão da escola;
  2. comunidade de atuação;
  3. plano de ação;
  4. dados sobre os projetos de aprendizagem;
  5. funcionamento do relacionamento escola-família;
  6. aspectos administrativos e financeiros que sustentam as práticas escolares.

Quem deve elaborar o projeto político pedagógico da escola?

A elaboração do Projeto Político Pedagógico pode ocorrer de diversas formas. Há instituições que o constroem por meio do Conselho Escolar, já que ele envolve representantes dos diversos segmentos da comunidade. Outras instituições optam pela participação individual ou pela formação de plenárias.

O que deve constar no regimento interno?

O Regimento Interno é o documento que apresenta um conjunto de normas estabelecidas para regulamentar a organização e o funcionamento do órgão, detalhando os diversos níveis hierárquicos, as respectivas competências das unidades existentes e os seus relacionamentos internos e externos.

Quais aspectos são contemplados em um regimento escola?

No Regimento Escolar deve conter os elementos fundamentais para o bom funcionamento de um estabelecimento, como: sua filosofia, seus objetivos, organização administrativa, curricular, didática, pedagógica, disciplinar e estabelecer direitos e deveres de toda a comunidade escolar.

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Quais são os 3 marcos do PPP?

• PPP é um referencial teórico da escola e constitui-se de três marcos:

  • MARCO SITUACIONAL.
  • MARCO.
  • CONCEITUAL.
  • MARCO OPERACIONAL.
  • O PPP pressupõe:

Qual a importância do projeto político pedagógico da escola?

Sua importância está no desenvolvimento de uma instituição de ensino que almeja uma educação eficiente e de qualidade. Ele é completo o suficiente, tornando-se uma rota flexível o bastante para se adaptar às necessidades dos alunos.

Quais os fatores que dificultam a implantação do projeto político pedagógico?

Entre eles, podemos citar:

  • a nossa pouca experiência democrática;
  • a mentalidade de que só os técnicos têm capacidade de planejar e governar e de que o povo é incapaz de exercer o governo ou de participar de um planejamento coletivo em todas as sua fases;
  • a própria estrutura do nosso sistema educacional que é vertical;