O que constitui os fatores de producao em um sistema econômico?

O que constitui os fatores de produção em um sistema econômico?

Os fatores de produção são os bens necessários à realização de um dado produto final. São os elementos que tornam possível a existência de produção. Classicamente, a teoria económica considera três fatores de produção: o capital (usualmente representado por K), o trabalho (L) e os recursos naturais ou terra (T).

Qual o agente económico que determina a oferta?

As empresas são as responsáveis pela produção de bens e serviços em diferentes setores. Em outras palavras, o papel das empresas é ofertar produtos e serviços para as famílias. Desse modo, elas contribuem para o desenvolvimento econômico da nação.

Quais são os fatores determinantes do crescimento econômico?

Diversos fatores podem ser elencados como determinantes para o crescimento econômico, mas o aumento da produção e da renda decorre de dois fatores: capital e mão de obra. O capital é constituído por máquinas, equipamentos, ferrovias, pontes, instalações utilizadas no processo produtivo, entre outros elementos.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao as consequencias do etnocentrismo?

Qual é o valor econômico?

Valor econômico é um conceito derivado da análise de como o consumidor seleciona em vários itens, aqueles nos quais ele investirá seus recursos limitados, conseguindo satisfazer apenas algumas de suas múltiplas necessidades e tentando maximizar seu bem-estar.

Qual o valor econômico de um produto?

O valor econômico é a quantidade máxima de dinheiro que um consumidor está disposto a pagar para a compra de um produto ou desfrutar de uma economia de serviços e de livre concorrência. Ele deve ser diferenciado do valor de mercado que representa o valor médio que um consumidor pagará por bens ou serviços com características semelhantes.

Por que o valor econômico não é estático?

O valor econômico não é estático, pode ser afetado pela mudança nos padrões de qualidade de produtos e serviços, pela diminuição do poder de compra do consumidor, pela variação dos indicadores macroeconômicos, como índices de inflação e escassez ou simplesmente a mudança de gostos e preferências pelo consumidor.